segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dicas Eco Chics

Comecei a ler o livro ECO CHIC - Salvando o Planeta com Estilo de Christie Matheson porque, assim como a autora, também estou interessada em me tornar ambientalmente correta para que os seres humanos que virão depois de nós possam usufruir do Planeta maravilhoso em que vivemos.
Descobri, ao ler o livro, que não precisamos abrir mão de tudo que amamos para ajudar o Planeta. Ser eco chic é também ter estilo
Nós estamos destruindo nosso Planeta. Desde o funcionamento de carros e aviões (queima de combustíveis fósseis) a todas as fábricas que produzem tudo aquilo que consumimos.
Os gases estufa (gás carbônico, metano, óxido nítrico) estão sendo despejados em excesso, causando o aquecimento global.
Geleiras derretem. Ursos Polares morrem. Incêndios Florestais acontecem. Tempestades catastróficas são mais frequentes. Cidades são alagadas.
Desperdiçamos nosso estoque de água potável.
Na verdade, quando optamos por uma peça de vestuário que vem a ser produzida por fibras naturais não estamos detendo o aquecimento global, mas mudamos nosso estilo de vida, reduzindo a nossa contribuição para todas essas catástrofes.
E, como eu havia prometido alguns dias atrás, à medida que eu for lendo, vou trazendo algumas dicas Eco Chics e eis algumas que podemos aplicar em nossa própria residência e não dependemos do Governo Brasileiro nem da conscientização dos Estados Unidos para pouparmos o Meio Ambiente de tantas agressões:
1- Substitua a lâmpada incandescente por uma econômica lâmpada fluorescente compacta (CFL), que pode ser muito mais cara que a comum, mas dura cerca de dez vezes ou mais e reduz excessivamente seu consumo de energia. Uma lâmpada incandescente é um barato que sai caro tanto para o seu bolso como para o meio ambiente. Quando sua CFL queimar não a jogue no lixo diretamente, pois ela possui uma pequena quantidade de mercúrio que é prejudicial aos lençóis freáticos (a lâmpada incandescente joga na atmosfera uma quantidade bem maior de mercúrio, caso você esteja se perguntando). Os supermercados Pão de Açúcar coletam lâmpadas queimadas para reciclagem.
2- Apague a luz quando sair de um ambiente, não só na sua casa, já que o valor da conta de energia sai do seu bolso, mas faça o mesmo no seu trabalho, na escola, na faculdade ou em qualquer outro ambiente que você frequente, pois assim você ajuda o Meio Ambiente.
3- Não desperdice água, mantenha a torneira aberta pelo menor tempo possível. De uma torneira comum jorram cerca de 11 litros de água por minuto. Se você escova os dente 2 vezes ao dia e deixa a água correr por 2 minutos, representa um desperdício de água em torno de 45 litros por dia, que seria quase 17.000 litros por ano. Isso tudo só você, some a vários cidadãos, brasileiros ou não, que possuem a mesma atitude. Você sabia que 36 estados dos Estados Unidos estão prevendo falta de água para 2013? Ei, já estamos em 2010.
4- Coloque as pequenas compras na sua bolsa, por favor. Você não precisa de uma sacola de plástico ou de papel para carregar um batom ou um brinco que acabou de comprar. A maioria dessas sacolas é uma mistura de papel e plástico laminado e elas não são boas para o meio ambiente.
5- Para quem passa uma eternidade debaixo do chuveiro, Diminua o tempo do seu banho! Sabia que tomar banhos curtos é excelente para a pele? Quanto mais quente a água estiver, mais ressecada sua pele vai ficar, sem contar a flacidez que aumenta se você demora muito embaixo da água! Se você passa menos tempo no banho, tem mais tempo para se arrumar e ficar belíssima sem o estresse de que vai chegar atrasada aos seus compromissos!
6- Reduza o tempo ao secar seu cabelo, seque-o antes com a toalha ou, se tiver um tempinho, espere ele secar um pouco ao natural. Se você passa menos tempo ao secador seu cabelo fica mais saudável e menos ressecado.
Essas foram as primeiras dicas que achei interessantes e já estou aplicando em minha casa.
Vamos mudar aos poucos, até que um dia a idéia de respeitar o Meio Ambiente seja tão natural que não precisemos mais nos esforçar tanto ao tomarmos medidas tão simples, porém eficazes.
Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...