quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Vintage está na Moda?!

A Moda Vintage nunca esteve com tanta força como nos dias de hoje.


O termo Vintage é de origem inglesa e era utilizado para designar o ano ou safra de vinhos e de outras bebidas, passando a ser utilizado na Moda nos anos 80 com a finalidade de fazer referência ao Vestuário de outras épocas.

O Vintage, hoje, pode ser considerado uma cultura dentro da Moda, pois traduz novos caminhos de consumo, caminhos esses inversos à ordem de consumo habitual.

Ser Vintage passa a ser um Estilo. Livros especializados são lançados para auxiliar a identificação de peças autênticas.

Detalhes como acabamentos, etiquetas, linhas de costura são vestígios para se ter certeza da procedência da peça e ano de fabricação.

Certamente, você pode ir a um Brechó e encontrar peças de vestuário ou acessórios que possam ser usados. Tudo em nome da Moda Vintage.

Julia Roberts, no Oscar de 2001, foi uma das primeiras atrizes de Hollywood a vestir uma peça vintage em momento tão consagrado de sua carreira, um Valentino.


Em 2004, a Doyle New York (empresa especializada em leilões de Moda desde 1983) anunciava uma venda para novembro do mesmo ano. Um dos lotes era a Coleção de Vestidos de Gala da Marquesa San Damian. Eram vestidos de Alta-costura assinados por Balenciaga, Chanel, Guy Laroche, Loris Azzaro e criações de John Galliano, Saint Laurent, Vionnet, Dior, Valentino, entre outros e acessórios das marcas Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Hermès, Pucci e Cartier.

Algumas peças que foram leiloadas:

Balenciaga - 1965

Pucci - 1960


Givenchy - 1958


Valentino - 1961


Já que estamos falando de Vintage, que tal um momento Nostalgia?!

video

Moda é Cultura!

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...