terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quer entrar no Mercado de Trabalho?!

Devemos começar com a boa elaboração do seu currículo. É ele que fala antes de você, trazendo o que é essencial a seu respeito, como suas aspirações profissionais.

O currículo deve ser o mais clean possível, ou seja, nada de inventar papel cor de rosa ou fonte lucida handswriting. Faça-o parecer profissional, em A4 branco, com fonte arial ou times new roman, por exemplo.

Não há necessidade de assinatura no currículo, mas, se quiser, dê uma rubrica ao fim da página.

De preferência, não ponha data, mas se tiver o costume de colocar, confira se é um currículo recente.

Leve-o bem apresentável, em uma pastinha ou em um envelope.

Seja bem resumido, trazendo apenas informações essenciais. Ninguém quer ler uma biografia. Não passe de 3 páginas.

Erros de português ou digitação? Jamais!

Não importa o cargo ao qual você está pleiteando, é preciso mostrar pelo menos que você sabe escrever direitinho.

Se o seu currículo foi selecionado para uma primeira entrevista, Parabéns!!!

É hora de se preparar para causar uma boa primeira impressão.

Hoje, não basta ser eficiente naquilo que se faz, um bom funcionário deve cooperar para um harmônico ambiente de trabalho e ter um bom relacionamento com seus colegas, mostrando ser capaz de trabalhar em equipe.

Na entrevista de trabalho, é importante ter sempre etiqueta, educação, cordialidade, gentileza.

A aparência importa?!

Definitivamente!

Não que você tenha que ser lindo para conquistar a vaga, porém tem que demonstrar através de sua aparência o seu profissionalismo.

Já está provado que tiramos uma primeira impressão de uma pessoa nos primeiros 30 segundos que a visualizamos, sem nem mesmo precisarmos conversar com ela.

A roupa deve funcionar a seu favor. Não exagere nem seja desleixado.

Você deve se vestir de acordo com o cargo ao qual você deseja assumir. Se possível, uns dias antes, passe em frente à empresa e veja como os funcionários se vestem. É importante estar adequado ao cargo. Nada de exageros. Não tente parecer melhor do que ninguém.

É melhor não usar roupas que você acabou de comprar e nunca usou. Utilize aquela que traz conforto a você, pois garanto que sua ansiedade vai ser o único desconforto que você gostaria de experimentar no momento.

Nada de corte de cabelo novo, tintura diferente ou esmalte da moda de última hora. E se não der certo? Você tem tempo disponível para reverter a situação?

Para as mulheres:

Nada de saia curta, roupa transparente ou qualquer peça que transmita a ideia de sedução. Você está à procura de trabalho, não de marido ou amante. Não transmita a imagem errada a seu respeito, seja profissional.

Use sempre o bom senso na hora de escolher a combinação perfeita. Não é porque a empresa é informal que você vai com um visual de praia.

Não lembro onde li, acredito que tenha sido em uma das revistas de moda que assino, que estampas de bicho estão liberadas para o trabalho.

Tá, se é seu estilo, vá em frente com cautela, nada de exageros, mas não arrisque não conquistar sua vaga de emprego porque você adora aquele blusa de oncinha. Se a vaga for sua, posteriormente, arrisque usá-la, mas não na entrevista, por favor.

Nada de salto agulha, use um salto sensato.

Para os homens:

Se você precisa ir de gravata, vá com uma mais sóbria, que não chame tanto a atenção, pois ela se encontra logo abaixo do seu pescoço.

Nada de usar camisetas gola careca ou camisas gola padre, são muito informais, é muito desdém. Uma camisa tradicional, ou até mesmo uma gola pólo, dependendo do gargo, vai bem.

Sapatos limpos! Neutros de preferência.

Agora que você está pronto, tente parecer à vontade e fale apenas o suficiente. Nada de confundir a entrevista de trabalho com a consulta ao terapeuta. Esteja sempre atento e responda às perguntas de forma clara e objetiva.

Evite fofoca. É melhor abordar ideias do que pessoas. Pode pegar mal para um primeiro contato.

Nada de palavrões, gírias ou expressões muito regionais.

Evite gestos exagerados ou repetitivos, como mexer no cabelo, bater na mesa, balançar a perna, pois apenas demonstram insegurança e nervosismo. Olhe nos olhos. Isso passa confiança.

Chegue um pouco antes do horário marcado, você vai ficar bem mais tranquilo.

Essas são apenas algumas dicas para quem busca uma vaga no Mercado de Trabalho e não faz ideia de como começar a se organizar para isso.

Um comentário:

  1. Olá, seu blog acaba de ser incluído no projeto Rede de Blogs Cearenses, que pretende congregar todos os blogs/sites do Ceará, com o intuito de democratizar a informação para todos e integrar o cearenses. Pedimos para que visite o blog e confirme sua inscrição através do preenchimento de um pequeno formulário de cadastro, que servirá como ponte de diálogo entre a rede e o seu blog, em caso de não preenchimento o blog será removido em 30 dias. O projeto é muito bonito e especial vale a pena ler um pouquinho sobre ele e participar. Um grande abraço.
    http://blogscearenses.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...