Nossa, que fantástico... Couro Ecológico!!!
Encontrar no Mercado um Couro que seja Ecológico é um sonho, certo?
Pois é... esse verbete é lindo, de impacto e para quem não sabe do que se trata pode até acabar comprando a ideia.
Você já entrou em uma loja, pegou uma bolsa que achou uma gracinha, olhou o preço, não acreditou que fosse tão barata e perguntou se ela era de couro?
Então, já fiz isso.
E sabe o que tive de resposta?!
A bolsa é de couro sim, Couro Ecológico.
Se eu não tivesse estudado, provavelmente, seria enganada por aquele lindo nome, ecológico.
Mas vamos aos termos.
O Couro, para ser couro, tem que vir de um animal, certo?
Certo.
E como ele seria ecológico se vem de um animal?
A explicação: O que você ouvir por ai sendo intitulado de Couro Ecológico não é couro, nem é ecológico, é apenas uma nomenclatura encontrada por lojistas e confeccionistas para vender com uma cara mais bonitinha o Laminado Sintético.
O Laminado Sintético nada mais é do que um suporte de tecido, malha ou não tecido sobre o qual é aplicada uma fina camada de material plástico, que vem do petróleo... onde isso pode ser ecológico?!
Além disso, o Laminado Sintético tem pouca maleabilidade e vai se deformar com um tempo, ou seja, você vai andar por ai com uma bolsa levemente torta depois de um tempo de uso.
O que mais se aproxima do termo Couro Ecológico é aquele que gera menos impacto ao meio ambiente, sendo menos poluente, porém é feito de pele de animal, tendo como diferença do tradicional apenas o processo de curtimento, que não se utiliza de metais pesados, e sim, de compostos vegetais.
A meu ver, isso não é ser Couro Ecológico. O fato de não se utilizar de produtos químicos em um dos processos de curtimento não isenta das demais agressões feitas ao Meio Ambiente e aos animais.
O Couro Ecológico não existe. Não se deixe enganar.
Moda é Cultura!
Amiga, o couro ecológico existe sim, e é retirado da seringueira, do látex, mesma matéria-prima da borracha.
ResponderExcluirO que acontece é que muitos lojistas usam esse termo de forma inadequada como você falou, se referindo a couro sintético, mas a opção do couro ecológico existe, embora nunca tenha encontrado em Fortaleza.
Oi Ely!!!
ResponderExcluirObrigada pela observação!
Mas como eu havia dito apenas não concordo com o termo Couro Ecológico, pois para ser couro precisa ser pele de animal. Se é feito de outra matéria-prima não pode ser chamado de couro.
Beijos!!!
Me mata de orgulho essa minha amiga... Parabéns Vanessa!!! Espero guardar a sua cadeira de imprensa no Dragão! Já deu uma olhadinha aqui Vanessa?
ResponderExcluirhttp://www.couroecologico.com/
Obrigada, Fael!!! Antes de fazer a postagem, vi esse site, mas não considerei Ecológico pelo mesmo motivo. Embora tenha sido feito de recuperado de couro, ou seja, fibras de couro bovino, esse couro veio de animais anteriormente e sofreu os mesmos tratamentos químicos também prejudiciais ao Meio Ambiente. Só acredito que esse dois termos Couro e Ecológico sejam incompatíveis. Beijo!
ResponderExcluir