Se você curte observar o "inconsciente coletivo" da Moda, ou seja, as grandes coincidências de ideias de designers do mundo, vai uma dica.
Um tempinho atrás encontrei o Blog CPFW, que traz em imagens peças de moda "muito parecidas", "inspiradas" em outras atualmente comercializadas por marcas famosas internacionalmente ou nacionalmente mesmo.
A última postagem do Blog traz Bolsas Céline, Hermés e Proenza Schouler e a grande semelhança ou coincidência ou inspiração da marca 284, confira:
Imagens CPFW
O tema Inspired é tão controverso no Mundo da Moda e a cópia é uma atitude bem comum no meio.
Infelizmente, para aqueles que procuram novidades fica difícil encontrá-las onde a cultura da cópia predomina.
Já ouvi opiniões a favor e contra e acho interessante expor aqui o que as 2 correntes sustentam para que você forme sua opinião caso ainda não tenha feito.
A corrente que é a favor das cópias afirma que é a acessibilidade à moda, ou seja, preços condizentes com a nossa realidade em produtos que custam milhares de dólares, é a oportunidade de ter algo com aquele design e não pagar uma fortuna pela marca.
Já quem é contra afirma que a Moda tem que ser criativa, devemos nos inspirar e criar diferente para que os produtos evoluam e não sejam a cópia do mesmo sempre. Devemos respeitar o direito autoral da imagem do produto de quem o criou, não é certo lucrar em cima das ideias dos outros e dizer que é sua.
Esta é apenas uma reflexão.
Moda é Cultura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário