Não é mentira. A tendência da humanidade é interpretar as pessoas por seu jeito de vestir. Através de uma primeira análise, somos capazes de detectar sexo, classe social, profissão e até gostos pessoais.
Porém, quando falamos de grupos, devemos estar atentos a seus valores culturais. E a forma de vestir reflete bem se são valores sociais, econômicos ou religiosos os predominantes.
O jeito de vestir, a forma que nos arrumamos ou nos calçamos remetem a valores que comunicam pertencimento, negação ou status a um determinado grupo.
Já está provado que, hoje, consumir está mais associado a satisfazer necessidade de ser e pertencer do que necessidade por não ter, por precisar funcionalmente daquilo.
A moda tem maior capacidade de inserir ou excluir alguém da sociedade do que aquilo que comemos, onde moramos ou como nos transportamos.
A moda tem diversos aspectos motivadores que se relacionam com o consumo, são eles:
1) Moda como comunicação
É a embalagem do indivíduo, o frasco, como ele necessita ser percebido pela sociedade. A comunicação é uma via de mão dupla, analisamos e somos analisados ao mesmo tempo.
2) Moda como integração
Necessidade de pertencimento e aceitação têm a ver com integração. É se destacar como indivíduo, se vestir para o outro, desejando incitar nos outros a necessidade de imitar seu jeito de vestir.
3) Moda como individualidade
Os inovadores fazem parte desse grupo. São os primeiros usuários. Eles acabam fazendo parte de um pequeno subgrupo facilmente identificado.
4) Moda como auto-estima
Satisfazer a auto-estima é o ponto forte. Ser admirado pelas escolhas em se produzir. Há necessidade de aprovação do outro.
5) Moda como transformação
Necessidade de mudança, de preenchimento de um vazio emocional estimulam o consumo de moda. O ato de ir às compras influencia no humor, trazendo magia a quem compra.
O que motiva você a consumir moda?!
Moda é Cultura!
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