quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E as Sacolas Plásticas?!

Há um bom tempo, é tema de discussão na sociedade a substituição das conhecidas sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados por sacolas biodegradáveis.

Agora, por intermédio do vereador Guilherme Sampaio (PT) a discussão se encontra no Projeto de Lei nº 0310/2007. Se aprovado, o cumprimento tem prazo, até 25 de janeiro de 2012.

Os Supermercados vêm se mostrando simpáticos à ideia e se consideram bem preparados para a mudança.

Há a pretensão de que até junho de 2012, todos os supermercados de Fortaleza terão apenas sacolas retornáveis e biodegradáveis. É o que afirma Aníbal Feijó, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

O ponto negativo das sacolas biodegradáveis, pelo menos no momento, é que sua produção ainda não é em larga escala, ou seja, altos custos.

E, aparentemente, mais uma vez, todo o custo de implementação de políticas inovadoras e ambientais irá recair sobre o consumidor. Ao que tudo indica, as sacolas biodegradáveis não serão distribuídas gratuitamente, e sim, terão um valor de aproximadamente R$ 0,19. As retornáveis estarão com valores entre R$ 2,99 e R$ 3,99.

É fato que as sacolas plásticas convencionais são bastante prejudiciais ao Meio Ambiente, porém, sempre que se trata de sustentabilidade tudo sai mais caro. Não há estímulo financeiro do Governo para uma adesão da população, que além de não ter interesse em gastar mais, não tem como costume a cultura de respeitar o Meio Ambiente.

Se o Projeto for aprovado, há previsão de aplicação de multa aos Supermercados, que varia de R$ 50,00 a R$ 500,00 por infração.

A mudança, além de econômica, é também de comportamento do consumidor, que deve se conscientizar, pois cerca de 80% do lixo retirado de bueiros pela Prefeitura são sacolas plásticas.

O Projeto de Lei não aborda apenas os supermercados, e sim, empresas comerciais.

Algumas Marcas de Moda já vêm aderindo à ideia através das EcoBags.

É óbvio que os custos são mais altos, porém a distribuição destas sacolas com um certo design e a logo da sua marca podem auxiliá-la a uma construção de identidade forte na mente do consumidor.

Se você tem interesse de conhecer alguns modelos já criados por designers, há o livro Ecobags, de Lilian Pacce, que pode ajudar no momento de concepção da ideia.


Moda é realmente se preocupar com o Meio Ambiente através de políticas corretas e reais. Hoje, quando o consumidor percebe que a ideia não passa de uma farsa, ele tende a abominar sua marca.

Pense nisso!

Moda é Cultura!

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