quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Café com Tendências - 4ª Edição - Fortaleza

Ontem, no Alice's Garden Buffet, tivemos o Café com Tendências em sua 4ª edição, porém a primeira vez em Fortaleza, trazendo palestrantes como Erika Ikezili, Tadeu Bastos Gonçalves e Thaís Gusmão.

O evento é da Audaces, que é responsável pelos melhores softwares de moda no Brasil.

Inicialmente, gostaria de agradecer ao Audaces pelo convite ao Blog Moda é Cultura. Foi uma honra estar presente em um evento com tanta informação e organização.


Chegando ao Alice's, contamos com um serviço de manobrista muito eficiente. Fomos muito bem recepcionados na entrada do evento e no balcão de entrega de credenciais.

Recebemos uma linda caixinha com um elástico que tinha a estampa de uma fita métrica cheia de lindos brindes.


O Coquetel foi muito bem servido a noite toda.

A noite de palestras começa com Erika Ikezili, estilista, que trata de Pesquisa de Tendências para o Processo Criativo.

Erika afirma que todo processo criativo deve ter início com o estudo do público-alvo e sua definição, ponto este que muitas empresas sentem bastante dificuldade. Afirma que devemos estudar bem nosso público, como ele é, o que ele consome. O cliente tem que ser o foco. Devemos sempre estar em pesquisa. O que está acontecendo? Precisamos estudar os fatores que influenciam o comportamento de compras de nosso cliente.

São os sentimentos que estimulam a compra, não mais a razão.

Erika diz que o Estilista deve saber transformar palavras em imagem. Deve despertar sonhos. Projetar imagem é um dos problemas que o cliente quer que solucionemos por ele.

Já entrando no assunto marcas, Erika afirma que elas ajudam o cliente a escolher onde quer comprar.

"Nós estilistas temos que aprender a ler imagens", diz Erika.

Afirma, ainda, que o Brasil precisa sair da fase de cópias.

Devemos traduzir as necessidades e desejos do consumidor em forma de produtos.

Erika Ikezili

Em seguida, tivemos a palestra de Tadeu Bastos, que abordou "Confecção: em Busca da Lucratividade Perdida".

Tadeu começou falando a realidade de muitas empresas hoje em dia. Ela está com uma coleção boa, vendável e precisa ganhar dinheiro com isso. O que fazer?

Atitudes precisam ser tomadas para que algo aconteça.

É ai que entra a Produtividade, ou seja, fazer mais com menos recursos, materiais, pessoas, energia.

E lançou ainda o desafio: Onde se busca a produtividade?

Seria a partir da Criação ou da própria Produção? 

Não! A Produtividade tem que ser alcançada desde a Presidência da Empresa, de onde vêm as ordens, pois se não começa de lá, todo o resto fica comprometido.

Planejar, Organizar e Controlar são mandamentos que devem ser observados na Empresa. Definir metas de faturamento, planejar investimentos.

Algo interessante que Tadeu comentou foi a motivação dos funcionários da empresa, que é essencial para seu bom funcionamento. Mas o que seria a motivação? 

Antigamente, a motivação para se trabalhar bem era alcançar dinheiro. Em seguida, passou a ser bons cargos e uma posição de destaque. Hoje, a motivação é receber um bom dia do dono da empresa, ser bem tratado, de forma humana.

Tadeu Bastos

Tivemos um breve intervalo. 

Raphaella Castro - Mar Del Castro

Voltamos com a palestra de Thaís Gusmão, Automatização da Produção.

Thaís falou de sua trajetória para chegar até aqui. Apesar de muito nova, já tem muita história a contar.

Fez suas primeiras peças, vendeu na Faculdade, ganhou sua primeira máquina de costura de seu primeiro namorado.

História que se parece com a de muita gente que conheço e que deve servir de inspiração para que nunca desistamos de nossos sonhos, temos que ir à luta.

Thaís tem excelentes imagens de produção de moda divulgadas em diversos meios de comunicação, já fez parcerias com a Melissa, Riachuelo, Lupo, Chilli Beans e até com a Warner, com uma coleção completa inspirada na Mulher Maravilha.

Seus produtos ficaram bem conhecidos através da mídia televisiva na Casa dos Artistas, do SBT, onde as participantes usavam suas peças.

Hoje, Thaís tem lojas na Oscar Freire, no Shopping Morumbi e em vários outros lugares do Brasil.

O crescimento foi tamanho que ela precisou entrar no sistema de franquias para que o setor de criação de sua marca não ficasse abalado por não ter tanto a sua presença tendo em vista a responsabilidade em administrar o próprio negócio.

Pretende em 5 anos ter mais de 30 lojas.

Thaís é um exemplo de mente empreendedora que trouxe um produto inovador para um mercado que estava carente daquilo, peças de lingerie completamente diferentes do comum.

Thaís Gusmão

A noite de apresentações foi concluída com Claudio Grando falando das inovações e vantagens que todos os programas do sistema Audaces proporciona aos profissionais de moda de diversas áreas dentro da confecção.

Claudio Grando

E ainda tivemos a presença dos gêmeos Felipe e Fernando Santos, de 16 anos, que estiveram no Caldeirão do Huck como uma grande revelação para a Moda e desenham desde os 5 anos de idade. Os gêmeos receberam uma premiação do Audaces no evento.


Preciso dizer?!

Perfeito!

Moda é Cultura! 

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