quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Plano de Comunicação

No eixo temático de Comunicação em Moda, aprendemos a montar um Plano de Comunicação para nossa marca e achei interessante compartilhar com vocês o passo a passo.


Inicialmente, criamos  nome da marca, com logo, e, em seguida, devemos delimitar quem é nosso público-alvo e quem são nossos concorrentes diretos e indiretos.

Público-alvo é a fatia do mercado que se identifica com o estilo de vida proposto por nossa marca, é o nosso potencial consumidor. Devemos delimitá-lo por sexo, classe econômica e estilo de vida. Idade não é mais um referencial seguro para identificar quem seria nosso público-alvo, apenas devemos segmentar se é infantil, teen ou adulto. O estilo de vida é o diferencial neste momento.

Concorrente Direto é a empresa que vende o mesmo estilo de vida que vendemos, a mesmas condições, ou seja, disputa diretamente conosco o nosso consumidor.

Concorrente Indireto é aquele que pode atrair a atenção de nosso consumidor e fazer com que ele deixe de consumir nosso produto para consumir qualquer outro. Não necessariamente o concorrente indireto deve ser do mesmo segmento. Hoje, o maior concorrente da moda é a tecnologia, através de iphones, ipads e computadores novos lançados quase que diariamente.

Em seguida, devemos traçar os objetivos da comunicação. Que ideia queremos passar da nossa marca? 

Fazer a análise SWOT é essencial, delimitar as Potencialidades e Fragilidades e as Oportunidades e Fraquezas.

No momento seguinte, devemos ter em mente a orientação estratégica. Vamos lançar um produto inovador ou diferenciado no mercado? Quais são nossos objetivos? Em quanto tempo eles se realizarão?

A escolha dos meios é o próximo passo. Nossa marca seria divulgada através de marketing digital, como orkut, twitter, facebook, blogs? Faríamos eventos de lançamento de coleção? E mala-direta, nós enviaríamos para nossos clientes? E os desfiles? Temos verba para anunciar nossa marca em revistas de circulação nacional? Temos uma programação de vitrina? Participaremos de bazares? Promoveremos concursos?

Pensar a embalagem do produto cautelosamente não é atitude de todas as empresas de moda. Hoje, com a moda verde, devemos pensar consciente com o máximo de criatividade.

Nossas etiquetas terão diferenciação?

O Cronograma de Vendas deve ser criado. Mês a mês, devemos analisar os eventos que acontecem em nossa cidade que influenciariam na compra de nossos produtos.

Após uma severa análise de todas as opções de divulgação que temos em mãos, precisamos escolher qual ou quais delas melhor se adequam à nossa marca, quais seriam mais efetivas, não adianta atirar para todos os lados.

E, por fim, o financeiro.

Na ponta do lápis, vamos calcular qual seria nosso investimento nessas ações e se temos verba suficiente para tanto.

Moda é ter organização e fazer planejamentos!

Moda é Cultura!

2 comentários:

  1. Olá! Sempre vejo seu blog, através do face (grupo Visagismo e Imagem - da Lígia e Heloísa)e acho muito interessante. Sou de Barbacena e, minha filha, iniciou o curso design de moda em Belo Horizonte (FUMEC)em agosto. Ela tem q fazer um trabalho e postou um link no grupo da família pedindo ideias. Lembrei-me de vc e peço-lhe sugestões. Segue cópia do link q ela postou (acho q se ela souber que te enviei, me estrangula...hehehe...mas aí vai... _eu tenho q montar um boneco em escala 1x1..do meu tamanho e contorno, pro trabalho da faculdade e queria ideiaaas please!! nesse boneco tenho q colocar minha personalidade, características e afins....
    Eu queria ideias de materiais q eu possa montar esse boneco...tem q ser um leve pq eu vou ter q carrega-lo!!!!

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  2. Boa tarde, Claudia! Materiais q acho q podem ser utilizados: esponja, tnt, detalhes de biscuit, madeira, tecido, plástico. Espero ter te ajudado.
    Beijos!

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