Segundo Kotler, Preço é o Valor monetário atribuído a um produto, para efeito de comercialização.
O que precisamos entender é que nem sempre preço é diretamente proporcional à qualidade, pois outros valores devem ser levados em consideração, como: Valor da concorrência, Valor percebido pelo mercado, Avaliação direta do preço, Markup e preço psicológico.
Hoje, podemos afirmar sem medo de errar que qualidade é obrigação de todos, não é mais diferencial de marcas, ou, pelo menos, deveria ser.
Quando temos uma marca, uma das obrigações iniciais é delimitar quem é nossa concorrência. Se estamos no início do negócio, não devemos praticar valores muito distintos. Preferencialmente, os valores devem ser iguais ou levemente inferiores para estimular o consumidor a querer "testar" a nossa marca.
O preço também deve obedecer ao valor percebido pelo mercado, não podendo ser muito acima, pois assim não haveria estímulo ao consumo e, não podendo ser muito abaixo, pois desvalorizaria nosso produto.
O Markup é um coeficiente que se multiplica ao custo do produto para se encontrar o preço da peça. Ele varia de empresa para empresa e também depende de quanto de lucro você deseja obter.
O preço psicológico é aquele determinado na mente do consumidor, é o quanto ele acha que o produto vale.
Então, vai a dica:
Se você deseja encontrar o preço do seu produto, some o custo da peça com a margem de lucro desejada e com o valor encontrado após a análise de todos os valores acima citados.
Moda é saber precificar seu produto para não ficar no prejuízo!
Moda é Cultura!
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