segunda-feira, 2 de maio de 2011

Havaianas - Brasilidade

Quando se fala em Marca Brasileira que seja a cara do nosso país no exterior, o que vem à sua mente?!

Posso afirmar que Havaianas aparece como resposta para a grande maioria dos brasileiros.

A marca é sinônimo de Brasilidade e se alguém viaja para a Europa e não leva alguns pares para vender não está sendo muito inteligente.

A Alpargatas S.A. foi criada em 03 de abril de 1907 pelo escocês Robert Fraser. A primeira fábrica surgiu em São Paulo, no bairro Mooca.

Em 1962, a empresa lança as Havaianas, a primeira sandália de borracha 100% nacional.

O design das Havaianas foi inspirado nas sandálias japonesas, conhecidas como Zori, porém a matéria-prima teve de ser alterada para o clima e cultura brasileiros. 

O nome Havaianas teve inspiração no sol e mar do Havaí, onde os ricos norte-americanos passavam suas férias.

As Havaianas foram posicionadas no mercado como sandálias, não como chinelos, pois há diferença em suas definições. Sandália é um calçado formado por uma sola ligada ao pé através de correias. Chinelo é um sapato velho e acalcanhado.

A empresa observou o posicionamento da marca na mente do consumidor desde sua criação. 

Porém, já sabemos o que acontece quando um produto dá certo no mercado. As Havaianas começaram a ser copiadas e o nome da marca que se utilizava dessa política se chamava Fajuta. E é daí que surge o termo fajuto no Dicionário de Língua Portuguesa, que quer dizer de má qualidade.

Então a marca começa a se utilizar de propagandas como: "Legítimas, só Havaianas.";  "As únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras.", tendo Chico Anysio como garoto propaganda.


Houve um tempo que muitos acreditavam que Chico Anysio fosse o dono das Havaianas.

Em seguida, aparece Thereza Collor como musa das sandálias com a finalidade de mostrar que "Todo mundo usa Havaianas".


A empresa não descansou até conseguir a qualidade do consumidor, se utlizando de personalidades como Luis Fernando Guimarães, Vera Fisher, Malu Mader, Bebeto, Maurício Mattar.

Sempre se utilizando de cores e personalidades, as propagandas das Havaianas surgem cada vez mais divertidas.

A última se passa na França, onde um casal francês está decidindo em que país passará sua Lua de Mel:


A propaganda é divertida, transmitindo Brasilidade, características como um país tropical, com lojas que vendem todos os modelos de Havaianas, com belas praias, muito sol, calor e lindas mulheres, que seriam uma grande ameaça à francesa.

Adorei!

Parabéns à equipe de Marketing da Alpargatas!

Moda é Cultura!

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