segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vamos fazer as unhas?

Hoje, houve uma inspiração especial para esta postagem. Estava em sala de aula ao lado da minha amiga Stephanie e ela virou para mim e disse: "Que milagre é esse? Duas semanas sem esmalte?"

Engraçado, pensei em sair para fazer as unhas no sábado. Mas quando pensei no quanto estaria lotado, desisti.

É fato. Estou necessitando fazer as unhas, mas antes resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. Não sei se todas vocês vão gostar do que encontrei.

De qualquer forma, todo conhecimento é válido.

Então...

Entrei na onda de testar várias cores de esmaltes diferentes, quase toda semana venho mudando as cores e tonalidades. Amo estar com as unhas bem feitas, aparenta saúde, cuidado e higiene.

Bem, pelo menos era para ser assim.

Você já parou para pensar nos resquícios de pele e prováveis bactérias que ficam naquelas bacias onde você põe os pés? E os instrumentos compartilhados, que transmitem micoses ou até mesmo doenças? E os removedores de esmalte? Que substâncias químicas maléficas ao nosso corpo e ao Meio Ambiente estão lá dentro?

E os esmaltes? Você sabia que a unha não funciona como um escudo de proteção? Ela é bastante absorvente. Tudo que passamos na unha vai direto para a corrente sanguínea através da pele.

Muitos esmaltes possuem em sua composição o formaldeído, que é um provavél agente cancerígeno. Você já ouviu falar no dibutilftalato? Não? É uma toxina que pode vir a afetar diretamente os sistemas reprodutivo e endócrino.

Vamos aos removedores. O acetato e a acetona são as toxinas mais comuns encontradas nos removedores de esmalte. A acetona limpa muito bem a unha, porém, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a acetona pode causar convulsões, dificuldades respiratórias, coma, problemas no fígado, garganta, pulmões, nariz olhos, dores de cabeça, fadiga, tontura, náusea, vômito e até morte. Você sabia disso? Nem eu.

Sabe aquelas marcas que exibem em letras destacadas que são SEM ACETONA? Pois é, mas elas não estão livres do acetato. Há uma bula atrás do frasco, alertando quanto a precauções como: Não use quando fumar, altamente inflamável, mantenha longe dos olhos, prejudicial se digerido, entre outras. Será que não é prejudicial para sua saúde?

Ah, e tem mais. Sabe quando você joga o algodão embebido de acetona ou sujo de esmalte, ou até mesmo o próprio vidrinho de esmalte? Os lençóis freáticos são contaminados e podem até evaporar nos famosos lixões. Mas é só uma vez por semana, né? Esse hábito não é só meu. Quantas mulheres no mundo fazem as unhas semanalmente? Pois é...

Ah, que maravilha!! A solução são as unhas postiças, certo??? Errado!!!! Dependendo do formato das unhas, elas são até meio estranhas, não acha? Aí vai a verdade sobre elas: acumulam bactérias e para retirá-las você precisa de um líquido que possui acetonitrila, super parecido com a acetona, que é super saudável ,certo?

Pronto. Lascou. Fazer as unhas nunca mais. Até me desanimei... Mas não se desespere, ainda há salvação para esse probleminha estético.

Quando for ao salão ou spa, opte por recipientes com água quente para por os pés, assim, qualquer bactéria que esteve por ali fica prejudicada. Se possível, tenha seus próprios instrumentos e se não der, verifique se eles são esterilizados corretamente e se o restante é descartável.

E os esmaltes, o que fazer? Devemos procurar marcas que não possuem ftalatos, formaldeído e tolueno. E quais seriam?

Existe a Linha de Produtos Hipoalergênicos da Risqué:


Há também os produtos da Spa Ritual (www.sparitual.com):



Mandei um e-mail para a marca, pois não sei como adquiri-los aqui no Brasil. Se alguém souber, me avisa tá?

E ainda há os produtos da marca Firozé (www.firoze.com), que você pode comprar online. Os esmaltes custam $14,00 e as cores são lindas, além de serem hipoalergênicos! E pode acessar nos detalhes do produto a informação de que a marca jamais faz testes em animais. Algumas cores:

















E não se esqueça do removedor. Verifique se não há acetona ou acetato como o Argento. É hipoalergênico e custa em torno de R$ 7,00.


Há ainda o removedor da marca No Miss (http://65.108.6.137/products.html), também hipoalergênico:


Pretendo começar a ter unhas mais saudáveis, e você?

Moda é Cultura!

4 comentários:

  1. Prezada Vanessa, acharia melhor eu ter permanecido sem essas "preciosas" informações...
    Sabe o ditado: O que os olhos não veem o coração não sente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Abç, Thaís

    ResponderExcluir
  2. adorei o post vanessa! sempre levo meu kit pro salão porque nunca se sabe se realmente foi esterelizado;P
    vou passar a usar esses esmaltes agora tbm.

    ResponderExcluir
  3. 'olha eu ai promovendo polemica hauhauahuaha
    amei amiga vanessa mt importante saber dessas informações

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que o post tenha sido útil!
    Beijo, meninas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...