quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Faculdades de Moda em Fortaleza

Como fazer Moda está na moda, a procura por cursos de Nível Superior vem aumentando bastante em Fortaleza. E as Faculdades estão bastante atentas a esse mercado desejoso por ensino.

O Curso de Moda em nível de Graduação pode ser encontrado como Graduação Bacharelado e como Graduação Tecnológica. Qual seria a diferença entre os dois diplomas?

Vamos desmistificar esses conceitos. Os dois diplomas têm igual valor no Mercado de trabalho, você pode fazer Pós-Graduação normalmente tendo qualquer um dos dois diplomas. O MEC criou esse novo tipo de Graduação, a Tecnológica, apenas com o intuito de inserir o Profissional no Mercado de Trabalho mais rápido.

Recentemente, tive conhecimento que a nomenclatura Estilismo e Moda, por estar um pouco defasada devido às exigências de Mercado, sofrerá a mudança para Design de Moda.

Vamos aos cursos!

Na Universidade Federal do Ceará, você encontrará o curso de Estilismo e Moda, com duração de 4 anos no período diurno.

Na Faculdade Católica do Ceará, o curso leva o nome de Design de Moda e tem duração de 2 anos e meio, sendo ofertadas vagas nos 3 períodos, manhã, tarde e noite. Das Faculdades particulares que estão no Mercado de Fortaleza, a Católica é a que está há mais tempo funcionando.
Na Faculdade Integrada do Ceará - FIC, o curso também se chama Design de Moda, tendo também duração de 2 anos e meio. Uma das diferenças entre a FIC e a Católica é a grade curricular, que deve ser analisada com muita cautela no momento da escolha.

Já a FANOR foi a última Instituição a abrir o curso em Fortaleza. Também se chama Design de Moda, porém tem duração de apenas 2 anos e só oferta vagas no período da noite.

Os links acima são as matrizes curriculares de cada Instituição. Vale a pena comparar antes de escolher.

Moda é Cultura!

7 comentários:

  1. O Senac Ce está em fase de elaboração e em setembro vamos fazer uma visita técnica para conhecer mais de perto o curso de graduação do Senac SP de Design de Moda com habilitação técnica em Modelagem, o daqui será tecnológico, mas teremos boas parcerias com o Senac SP. Aguardem para 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana!
      Liguei hoje pela manhã pro SENAC CE e eles ainda não têm informações concretas sobre o próximo curso.
      Assim q eu souber, publico aqui.
      bjo!

      Excluir
  2. oi obrigado pelas informações. Gostaria de montar uma confecção, devo cursar a catolica ou a fic?

    ResponderExcluir
  3. Oi Natasha!
    Ambas são boas opções para montar confecção.
    São graduações tecnológicas, de 2 anos e meio e possuem uma grade curricular bem parecidas.
    Porém, se vc pergunta minha opinião pessoal, qdo pesquisei os cursos, optei por fazer na Católica por ser mais antiga, mais conhecida e ter uma estrutura melhor de laboratórios. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Pretendo fazer Produção de moda ou Stylist qual você me recomenda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regiane!
      Se vc está falando em nível de Pós Graduação, a de Produção de Moda é bem mais completa, abrangendo, inclusive, a área de Stylist.
      E se vc está falando em nível de cursos de extensão, os dois são válidos. Em Produção de Moda, vc estará mais responsável pela organização, estando apta a atuar em editoriais de revistas, atuar em catálogos de marcas de moda. Já em Stylist, vc se preocupa com a edição e composição dos looks que formarão a imagem.
      Espero ter te ajudado!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...