segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dragão Pensando Moda 2012!

O Dragão Fashion Brasil conta, todo ano, com um parceiro muito forte que faz toda a diferença no evento, o SENAC Ceará.

E, este ano, não vai ser diferente.

A programação selecionada para Workshops e Palestras promete fazer muita gente não querer sair do Centro de Convenções!

Confiram:



Workshops - Dragão Pensando Moda 2012


Mário Queiroz 


Design de Moda Masculina Hoje: Novos Caminhos para a criação


Os segmentos da moda masculina nos dias de hoje, Os diferentes públicos dentro de cada segmento;
A moda masculina no Brasil, A marca “Mario Queiroz” - dezoito anos de moda masculina.
Processo de pesquisa e criação na moda masculina, Macrotendências e Tendências
A pesquisa do Temade uma Coleção, Elaboração de Cartela de cores, Estudo de formas e volumes.
Estudo de Materiais, Criação da Coleção, Apresentação de uma Coleção, Catálogos, Anúncios e Desfiles.



Cesar Fassina
Funções e Aplicações do trabalho de Stylist



O que é stylist e como atua em pratica (desfile-revistas-campanha- publicidade) 
Como proceder e qual postura no mercado atual. 3- Editorial Pratico - com modelo fotografo e produção.



Thais Losso e Marcos Kurtz
Processo Criativo 



O Workshop irá funcionar como um “laboratório de idéias” para exercitar o lado criativo dos alunos. A ideia é estimular os alunos a ultrapassarem os limites que o mundo virtual traz e saírem da zona de conforto.



Entre os tópicos discutidos estão:
• A criação de roupas e acessórios com matérias alternativas.
• O exercício do design em peças usáveis do dia-a-dia;
• O processo de reciclagem de idéias, do casual ao imaginado



Materiais que os alunos/inscritos devem levar:
• Papel A3 para os projetos
• Revista velha e jornal velho
• Cola quente, cola prit
• e cola de artesanato
• Retalhos de tecidos
• Paetê
• Glitter
• Passamanaria
• Botões de vários tipos e cores
• KIt Costura: linha, agulha, alfinetes e
• tesoura
• Ferro de passar
• Entretela
• Mourim (modelagem)
• Cacarecos antigos:
• relógio, cinto, sucata, brinquedo,
• Sapato velho, etc...



Fabricio da Costa 
Tecnologia e Inovação para a Moda 



O objetivo é preparar o participante para pensar fora da caixa, inspirá-lo e encaminhá-lo em processos inovadores para a criação de novo negócios no universo da moda e do design.
O indivíduo criativo / O coletivo criativo / A economia criativa / Modelos de negócio inovadores / Wearable Tecnologies (Tecnologias Vestuárias)
Crie e Apresente uma idéia Inovadora (Exercício prático para 8 grupos de 5 pessoas usando metodologias de criação OESTUDIO.)



Fabiano Menna e Fernanda Sagiono
Produção de moda e criatividade no figurino em publicidade 
Produção de moda e figurino para publicidade, portfólios de figurinos em comerciais de TV, telejornalismo, jornais e revistas, estudos de casos e montagem de looks.
Desenvolvimento: A metodologia manifestar-se-á de acordo com as necessidades evidenciadas pelos participantes, será flexível e aberta, num sentido de proporcionar uma camada atmosférica agradável para a criatividade, levando-os a fluência, a subjetividade, a originalidade, respeitando as diferenças individuais.



Otávio Grossi
MODA E GESTÃO INOVADORA: O DESAFIO DAS RELAÇÕES NA EMPRESA FAMILIAR E NAS SOCIEDADES 



Fomentar a formação constante do empresário da moda em estratégias gerenciais com as pessoas; desenvolver habilidades técnicas de apuração de resultados e indicadores de qualidade nas relações estabelecidas; promover ambiente interno para a inovação na empresa familiar e amplificar a ação empresarial de empresas familiares. Os pilares sustentam a autonomia do empresário e a geração de negócios. 
No que tange a uma abordagem de educação empresarial para a inovação voltada a empresas familiares e ou sociedades, é necessário considerar as demandas em andamento previstas para os próximos cinco anos. A aposta na inovação e na apuração de resultados em gestão de pessoas coloca a dimensão cognitiva, na inteligência emocional como um diferencial competitivo.



Thereza Laudares e Orieta Pelizzari 
Desenvolvimento de criatividade 



Exercitando a criatividade, os participantes entram em contato com seu lado artístico com base em tendências apresentadas 



Clair Jesus
Macramê na Moda



Desenvolver peças em macramé e conhecer as possibilidades de Hand Made na Moda.



Palestras - Dragão Pensando Moda 2012


Marisa Canton 
Moda: Produto estratégico no contexto dos eventos de turismo 

A palestra deverá trazer aos profissionais e estudantes do setor da Moda, uma nova e estimulante visão sobre os aspectos relacionados ao marketing e ao turismo, através da evidencia que este mercado, em evolução permanente, tende a caminhar.

Mini currículo: Doutora em Ciências da Comunicação – ênfase em Turismo e Eventos, em 2001 pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Mestrado ECA/USP – ênfase em Turismo. Cursos de Especialização em Administração Hoteleira/Senac em 1974. Pós Graduação em Teoria e Técnica do Turismo, na Faculdade de Turismo de Málaga, Costa Del Sol – Espanha, em 1979; Curso de Extensão em Administração e Gestão das Organizações do Terceiro Setor, 2000 – Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Vivência profissional, na área de governo, de 1975 a 1985:
-Diretora do CEMUCAM – Centro Municipal de Campismo de São Paulo de 1975, -Diretora e responsável pelo projeto de implantação da primeira Central de Informação Turística da Cidade de São Paulo - CEDITUR- em 1978 ( Pr. da Republica 74);Coordenadora Tecnica Depto Eventos da Paulistur, atualmente SP Turis – 1979; Assessora Técnica da EMBRATUR – delegacia São Paulo. 1981; Assessora Técnica do 1º Convention Visitors Bureau do Brasil, instalado oficialmente em São Paulo, em 1983. Desde 1989, Diretora da Canton Eventos e Cultura , empresa organizadora de eventos, atualmente , de consultoria e treinamento empresarial. Autora de livros e de artigos e publicações sobre Turismo e Eventos. Docente desde 1976, ministrou aulas em várias universidades do Brasil, especialmente em cursos de pos graduação em eventos e turismo. Premio Caio : Premio Acadêmico em 2002, como 1ª. Doutora em Eventos do Brasil pela tese, defendida na ECA/USP, em Evento : Ferramenta de Sustentação para as Organizações do Terceiro Setor.
Atualmente: Presidente da Academia Brasileira de Eventos, gestão 
Patricia Rodrigues
Preview Tendências - Inverno 2013 

Principais tendências de moda, cor, estilo, padronagens e estampas para o ano de 2013, através de pesquisa realizada pelo site USEFASHION
16:00 - Cordel de têndencias : A Regionalidade e a Têndencia Mudial - Eduardo Mota
Discussão sobre a Moda e como aliar as principais tendências de moda, cor, estilo, padronagens e estampas com a regionalidade do Nordeste.

Minicurrículo: Formação: Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – 1977 a 1980.
Consultor da Radar Consultoria – Especializada na implantação e organização de processos criativos junto à indústria de moda - Desde 1999; .Sócio-Consultor do Portal de Moda Shoesplanet, com sede no Brasil e na Itália - 2001, 2005; Professor de Planejamento de Coleções da Faculdade de Moda e Negócios de Moda – CIMO – Belo Horizonte – Minas Gerais – 2003; Consultor da Assintecal - Associação Brasileira de Componentes para Calçados e Bolsas, RS - 2002, 2005- Projeto de alinhamento do calendário da indústria de componentes para a moda brasileira.
.Editor de Vestuário Masculino e Feminino do Sistema Usefashion de Informações - Desde 2004; .Articulista da Coluna de Cultura do Usefashion Journal - Desde 2007; Colaborador e membro do conselho editorial da Revista DOBRAS – SP Desde 2007; .Editor do blog www.radarconsultoria.com - Desde 2009; .Vice-presidente do Museu Nacional do Calçado RS – Desde 2009

Fernando Pimentel
Panorama de Mercado e Perspectivas futuras
Discussão sobre os cenários futuros da Moda e como podemos nos preparar.

Glicinia Setenareski
Sustentabilidade não é moda passageira 
As diversas formas de trabalhar a sustentabilidade na moda

Minicurrículo: Glicínia Setenareski é formada pelo Centro Educacional Paranaense de Design, Artes e Paisagismo (Cepdap), de Curitiba, desde 2001, no curso de Design de Interiores. Desde 2002, é designer têxtil na fiação e tecelagem de seda ’O Casulo Feliz’ com pesquisa e produção de tecidos e Tinturaria socio-ambiental para roupas, estofados, paredes, pisos, tapetes e cortinas.

Desenvolveu produtos para ambientações em diversas mostras de decoração e para desfiles de coleções das principais semanas de moda do Brasil, como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Dragão Fashion e Paraná Business Collection.
Em 2005, foi convidada a apresentar a Seda Tupinikin representando a seda brasileira como expositora no ’Ano do Brasil na França. Em 2007, seus produtos desenvolvido receberam o label do e-fabrics, outorgado pelo Instituto E, cujo objetivo é identificar matérias-primas da indústria têxtil que respeitam critérios socioambientais, valorizam e preservam a identidade brasileira. Em 2010, além de continuar com seu trabalho de design frente ao O Casulo Feliz, também se tornou consultora têxtil do SEBRAE no projeto Rica Trama, desenvolvido no Mato Grosso do Sul. Em 2011 Parceira do Instituto -e participa da avaliação do impacto ambiental e social (pegadas dos produtos e-fabrics para Osklen) ministrado pelo Ministerio do Meio Ambiente Italiano e Senai-Cetiq 

Tarcisio D’ almeida
Jornalismo de Moda

Conhecer as especificidades da Moda para desenvolver matérias para jornais e revistas.

Minicurrículo: Tarcisio D’Almeida, 39 anos, é um dos poucos exemplos no Brasil de híbrido tanto de pesquisador como de profissional na área do jornalismo de moda. Com um sólida formação acadêmica pela renomada Universidade de São Paulo (USP), ele se graduou, realizou a pesquisa de mestrado "Das Passarelas às Páginas: um olhar sobre o jornalismo de moda" e, agora, está finalizando sua pesquisa de doutorado "Teoria, Crítica & Cultura da Moda". Desde 2010 integra o corpo docente do Curso Design de Moda, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mas antes foi professor da graduação e pós-graduação em Moda, da Universidade Anhembi Morumbi e da Faculdade Santa Marcelina. É um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira para os Estudos em Moda, criada em 1998, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra o conselho editorial da revista brasileira acadêmica de moda "Dobra[s]". E no jornalismo, trabalhou no jornal "Folha de S. Paulo", no qual tem vários artigos publicados, além de outros veículos da grande imprensa tais como "O Estado de S. Paulo", "Valor Econômico", "Jornal da Tarde"; e as revistas especializadas "World Fashion", "Vogue Brasil" e "L’Officiel Brasil". Também no ano de 2010 foi convidado pela editora do Caderno de Moda Pandora, do jornal "O Tempo", para assinar uma coluna aos domingos. Seus textos mesclam críticas de desfiles de semanas de moda, como também entrevistas com intelectuais sobre moda, além de profissionais, assim como resenhas de livros e filmes sobre o assunto moda.

Clarissa Araújo
Direções de tendências 2013 

Direcionar jovens estilistas nas tendências para 2013 sob a óptica da revista ELLE.

Mini currículo: Formada em relações internacionais com ênfase em marketing e negócios pela ESPM, diversos cursos na área de moda e jornalismo. Atualmente gerente comercial da WGSN.

Raquell Guimarães
Mão de obra Carcerária produz luxo 

Conhecer o processo de execução da empresa R2, dentro dos presídios de Minas Gerais.

J.R. DURAN

Fotógrafo 

J.R.Duran vai falar da experiência em ser o diretor, editor e diretor de arte da Rev.Nacional, uma revista com um ponto de vista único sobre os mais diversos temas nacionais. Onde a inteligência do leitor é respeitadae as imagens e os textos impressos com a qualidade da Gráfica Burti, mecenas deste projeto, que imprime dois mil exemplares numerados uma vez por ano.
No fim da palestra alguns exemplares da Rev.Nacional serão sorteados entre os presentes.


As matrículas para a programação do Dragão Pensando Moda, que acontecerá de 10 a 13 de abril, de 13h às 17h30, no Centro de Convenções de Fortaleza já estão abertas!


Confira o que é necessário para participar:


1. Workshops de 12h (3 dias) = R$ 50,00 (A) ou 2x R$25,00 (C )

2. Workshops de 8h (2 dias) = R$ 35,00 (A) (C )

3. Palestras: doação de 2 latas de leite, a serem entregues no dia da palestra no Centro de Convenções.

4. Todas irão gerar Certificado de Participação desde que devidamente matriculados, a ser entregue pelo Senac posterior a realização (prazo normal da instituição para entrega de certificados)

5. Devem ser atendidas o número de vagas de cada workshop. As matrículas podem ser realizadas em qualquer unidade do SENAC e nos dias do evento desde que ainda tenham vagas e o pagamento no local (Centro de Convenções) só poderá ser efetuado no cartão de crédito.

6. Documentação Necessária:


Cópias dos seguintes documentos

CPF

RG
Comprovante de endereço 



As inscrições estão acontecendo em qualquer unidade do SENAC Ceará. 

Maiores informações: (85) 34527065.

Moda é aproveitar as oportunidades!

Moda é Cultura!

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