O Ciclo da Moda surge graças à produção acelerada dos bens de consumo, caracterizado pelo Lançamento, Consenso, Consumo, Massificação eDesgaste. Uma nova moda só surge quando a anterior completa seu ciclo.
A partir dai surge a previsão detendências.
Do latim "tendentia", tem como significados inclinação, propensão.
No séculoXIX, passa a ser o que leva a agir de uma determinada maneira, predisposição, propensão.
A tendência acontece quando um mesmo objeto é capaz de seduzir simultaneamente um grande número de pessoas.
O início da tendência pode se dar de duas formas. Através do efeito Trickle-Down, de cima para baixo, proposto por Simmel, das grandes maisons até a popularização, incluindo a imitação e o efeito Bubble-Up, de baixo para cima, proposto por Polhemus, iniciando-se nas tribos urbanas até atingir as grandes maisons.
O Consumidor passa a ser tendência a partir da década de 90 através da forte entrada do efeito Bubble-Up, ou seja, a rua passa a ter importância.
Os blogs de moda são os grandes responsáveis por este acontecimento, registrando o estilo pessoal de seu dono.
O estilo pessoal fica mais forte. As preferências, gostos, desejos e vontades de cada um nunca foram tão valorizados.
Seria a morte das tendências?
Os usuários autorais estariam criando este caminho?
A agência Euro RSCG Worldwide profetizou em 2001: “Trends are out!”.
O que vemos hoje é uma moda extremamente democrática, onde tudo pode estar na moda.
Hoje, com tantas cabeças pensantes, pensar que um pequeno grupo dita as regras e todo o mercado de moda terá que seguir não é mais admitido.
Ted Polhemus, na década de 90, já havia criado o termo“supermercado de estilos”.
Como superar a morte das tendências e ser uma marca de sucesso?
A definição da identidade da marca e, consequentemente, de seus consumidores é a grande tendência.
A Moda está prestes a enfrentar seu maior desafio: continuar gerando interesse nas mentes autorais diante da saturação das tendências.
Moda é seguir tendências?
Moda é Cultura!
Adorei..concordo totalmente. Moda jamais é SEGUIR uma tendência. É cultura mesmo!!
ResponderExcluirBeijos
Bia Cortez
www.blogpluralidades.com
Beijos, Bia!!!!
ResponderExcluirAcredito que as tendências, são um reflexo do comportamento humano, dessa forma, a tendências surgem não como imposição, mas através de estudos que apontam quais serão os interesses e comportamentos de compra do consumidor em determinada época. Tendência, é algo que pode ser ou não ser..e só vira moda, depois que é captada pela sociedade, isso, se for captada pela sociedade. Enfim, tendência de moda, é tendência de comportamento dos consumidores de moda..e comportamento de consumidores é algo cultural.
ResponderExcluirbjs