Um dos mais destacados figurinistas de Hollywood, famoso por fazer roupas para grandes celebridades como Greta Garbo, Rodolfo Valentino, Joan Crawford. Gilbert Adrian nasceu em 1903, em Naugatuck, Connecticut, Estados Unidos.
Estudou Artes em Paris e Nova York.
Trabalhou na Metro-Goldwyn-Mayer de 1928 a 1941 e, antes disso, fez figurinos para shows na Broadway e Cecil B. De Mille.
Adrian, como ficou conhecido, acreditava que as roupas usadas no cinema tinham vida, diferente das roupas fotografadas em revistas.
Adrian fez muitas mulheres sonharem através de suas suntuosas criações para as estrelas de cinema.
Suas criações de vestidos, chapéus e cintos foram bastante copiadas.
A própria Macy's se inspirou em uma das criações de Adrian e vendeu mais de 50 mil peças inspiradas no modelo de organdi branco, cintura estreita, ombros largos e mangas em tufo usado por Joan Crawford em 1932.
Giorgio Armani assumiu ser influenciado pelo trabalho de Adrian.
Um dos trabalhos mais marcantes assinados por Adrian foi o Mágico de Oz, de 1939, com Judy Garland. Os sapatos vermelhos de Dorothy que ninguém esquece.
O que poucos sabem é que o modelo utilizado no filme não foi a primeira criação de Adrian para Dorothy. Houve um primeiro modelo considerado um pouco exótico que, hoje, pertence a atriz Debbie Reynolds.
Todo o figurino de Dorothy foi de Adrian. Apesar de o vestido ser azul, a criação original era vermelha.
Infelizmente, Adrian veio a falecer muito novo, com apenas 56 anos, mas marcou a História da Moda por acreditar que nos filmes as roupas ganham vida, não são apenas objetos de comercialização.
Moda também é Figurino!
Moda é Cultura!
Fonte: Marco Sabino, Dicionário da Moda.
adoreiiiiii encantada!!!
ResponderExcluirBeijos, Val!!!
Excluir