Desde os tempos pré-históricos, a Pele e o Pêlo dos animais são utilizados pelo homem para proteção do frio e das manifestações da natureza.
Com o passar do tempo, a Moda se apropriou desta matéria-prima e a incluiu em casacos e artigos de Moda que simbolizam luxo, riqueza e poder.
As maiores divulgadoras da tendência foram as estrelas de Hollywood.
No Brasil, Casa Canadá e Madame Rosita foram os estabelecimentos que mais se utilizaram da pele de animais.
Após a década de 1960, inicia-se a utilização de peles sintéticas na confecção de casacos e acessórios.
Em 1980, é fundada a PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, que combate de maneira feroz as marcas, estilistas e revistas que insistem em utilizar peles de animais no vestuário.
E é a partir da década de 1990 que a utilização da pele passa a ser desaprovada pela sociedade que luta em busca dos direitos dos animais.
Stella McCartney e Todd Oldham são estilistas que apoiam o movimento da PETA.
Anna Wintour, editora da Vogue América, é uma das mais criticadas e visadas pelo movimento devido a seu gosto por peles e pêlos de animais.
Quem não lembra do polêmico momento que Gisele Bündchen se envolveu em 2002 por ter feito a campanha publicitária da famosa marca Blackglama?
E, em 2005, na semana do prêt-à-porter parisiense quando Anna Wintour ganhou de presente uma torta de tofu em seu rosto?
Mesmo sendo tema polêmico, algumas marcas não deixam de utilizar a matéria-prima.
Confiram as marcas que apostaram na tendência em sua Coleção de Inverno 2012:
Moda é ter acesso à história e saber fazer escolhas!
Moda é Cultura!
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