Ecologia e Sustentabilidade definitivamente são os temas da vez. Está na Moda abordar os dois temas e aplicá-los nas políticas internas e externas das Empresas em geral, e a Moda entra com tudo nesta idéia.
A Indústria da Moda é uma das mais poluentes ao Meio Ambiente, seja através de inseticidas e produtos químicos utilizados na plantação do algodão, seja na utilização de petróleo virgem para fabricação de fibras sintéticas, como poliéster/poliamida, seja no processo de lavagem de peças com jeans, seja no desperdício de matéria-prima... Enfim, a Indústria da Moda polui bastante o Meio Ambiente.
Já estava passando da hora de bater aquela dorzinha na consciência.
Porém... podemos refletir sobre o assunto...
Será que é mesmo dor na consciência ou seria apenas mais uma jogada de marketing de sucesso?
O Meio Ambiente precisa ser respeitado. Qualquer mínima ação de consciência que você tiver é válida, desde apagar a luz do ambiente que você acabou de sair a consumir marcas que tenham políticas conscientizadoras.
Já citei aqui algumas marcas que trabalham com Algodão Orgânico, excelente para o Meio Ambiente e para substituir o altíssimo consumo do algodão convencional.
Porém, será que ele vem sendo comercializado a um preço justo?
Sei que a plantação do Algodão Orgânico é mais cara porque o agricultor fica ali pertinho tomando conta da plantinha, já que não utiliza agrotóxicos.
Mas será que o valor cobrado em uma t-shirt, por exemplo, é alto porque o agricultor está recebendo o valor que merece pela matéria-prima ou você estaria pagando o marketing daquela empresa que levanta a bandeira da sustentabilidade?
É algo que me pergunto com bastante frequência. Se Deus quiser, ainda terei oportunidade de descobrir o que realmente se passa por trás da Sustentabilidade.
Faça sua parte, nos mínimos detalhes podemos diminuir o impacto que causamos ao Meio Ambiente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário