Podemos dizer que é através dos hábitos de comportamento de consumo que percebemos as mudanças da sociedade. Quando se consome, se comunica algo, gerando, assim, uma grande aproximação do consumo com a semiótica, signos e símbolos, e sua relação com o comportamento do consumidor.
A comunicação da marca vai bem mais além do que qualidade do produto, ela tem um valor simbólico mais forte, que atrai, gera desejo e agrega valor a seus produtos. A comunicação da marca, várias vezes, acaba sendo mais envolvente do que as características do produto.
Os hábitos de consumo associados ao simbolismo da marca são forte expressão da sociedade contemporânea.
O consumo está intimamente ligado com a ideia de construção material de nossa identidade, pois, ao consumir determinados objetos, nos identificamos com eles. A Moda é comunicação visual. E é assim que nos comunicamos, através dos produtos de moda que adquirimos, de nossos hábitos de consumo.
A publicidade é a mais forte aliada das marcas de moda que se utilizam dessa ferramente para transmitir sua identidade, sua imagem, sendo um grande diferencial em meio a um mundo altamente competitivo. Simbologias como prazer, desejo, satisfação, conforto, felicidade, estilo de vida, posição social são utilizadas para posicionar a marca na mente do consumidor fazendo que ele pense estar inserido naquele meio caso adquira o objeto ofertado pela marca. O consumo de produtos com publicidade forte é comumente associado ao consumo de sonhos, se comunicando através do lado afetivo e emocional.
E foi o que aconteceu na minha adolescência. Eu tinha o sonho de ter uma calça da Zoomp. Juntei alguns meses da minha mesada e comprei. Foi um sonho realizado.
Como nem sempre podemos consumir produtos das marcas "sonho", são lançados produtos de valor mais acessível, como chaveiros de algumas marcas de acessórios.
Quando os produtos comercializados por uma marca não incitam apego emocional, temos as marcas signos. Geralmente, estas marcas comercializam produtos de necessidades básicas, como alimentos e medicamentos.
Porém, marcas que trabalham com produtos de moda, lazer e luxo despertam, facilmente, sensações em nosso lado lado afetivo, fazendo com que nos relacionemos mais profundamente com a marca.
Pode até ser que comecemos a consumir uma marca apenas por seus produtos, porém se a marca está com sua imagem consolidada perante o que acreditamos ser seu público, o consumo deixa de ser pelos produtos e passa a ser pela força da marca. Quando a marca alcança esse patamar, ela deixa de ser signo e passa a ser símbolo.
Desejo e fantasia são utilizados como edificação da imagem da marca, que só pode ser alcançada através de seu consumo. A carga simbólica e cultural da marca é bem mais importante que seus produtos. Os produtos são a forma que o consumidor encontrou de comunicar os conceitos da marca.
O consumo simbólico é a moda na sociedade contemporânea. Consumir o que aquilo significa. Várias são as vezes que pouco importa os aspectos funcionais e materiais do produto, não são eles os responsáveis por atrair o consumidor.
Estilo e aspectos de sua personalidade são simbolizados através dos bens consumidos. Há, ainda, a necessidade de se classificar na sociedade, tendo em vista ter total relação com poder econômico e social.
Até onde, na cabeça das pessoas, o ter será igual ao ser?
O consumo é simbólico, seja ele como forma de comunicação, através de hábitos de consumo que constituem um código a ser compartilhado, seja como forma de diferenciação social, onde as posses ordenam a classificação social.
Fazer parte de uma comunidade, identificar-se com os seres ao seu redor, compartilhar algo em comum fazem parte do processo de identificação ou rejeição entre seus membros. Por isso a procura por identificação através das posses e hábitos de consumo.
Necessidade, há muito tempo, deixou de ser a primeira movimentação dos hábitos de consumo. Desejo e sedução são os novos símbolos. Consumir é comunicar informações sobre o consumidor.
O processo de construção de imagem é algo complexo e contínuo, onde as posses e hábitos de consumo revelam a identidade do sujeito. A sociedade contemporânea é responsável por transmitir significado aos produtos e marcas.
Assim, quando consumimos, transmitimos o significado da marca.
E o significado de nós mesmos?! Será que conseguimos conciliá-los?
Moda é Cultura!
Olá Vanessa, tava buscando blogs que falassem de moda exatamente dessa forma. Parabens o conteudo é incrível.
ResponderExcluirAchei no topico do orkut sobre blogs de moda que criei em Download de Livros de Moda. bjs
Obrigada, Petrus!
ResponderExcluirFico muito feliz q vc tenha gostado do blog!
Beijos!