A “Moda é um fenômeno social ou cultural, de caráter mais ou menos coercitivo, que consiste na mudança periódica de estilo, e cuja vitalidade provém da necessidade de conquistar ou manter uma determinada posição social” (JOFFILY 1999).
A Moda não é restrita ao vestuário, estando intimamente ligada aos costumes e adornos. Também é responsável por fazer o indivíduo se sentir incluído no meio ao qual pertence ou deseja pertencer, fazendo distinção de classes.
É também fenômeno temporal, pois muda constantemente, de caráter efêmero.
E o consumo aumenta graças à efemeridade da Moda, que gira num ciclo cada vez mais frenético.
Moda também é comunicação, gera informações. Interage com o mundo, é fenômeno cultural.
A Moda está nos corpos, passarelas, vitrinas, revistas, jornais, sites, ruas.
Devido à mudança constante, o indivíduo se sente instigado a se renovar constantemente. E essa instigação vem, nos dias de hoje, das revistas e blogs de Moda.
Quando tem acesso à informação de Moda, o indivíduo quer consumir, começa a desejar produtos que não precisa.
O consumo ocorre para satisfação pessoal, enaltecer nosso ego ou até mesmo para demonstrar nosso poder aquisitivo.
Os anúncios publicitários são os grandes vilões de todo esse imperativo de consumo. Um bom texto publicitário prende a atenção visual, tem a informação necessária, cria o desejo, desperta curiosidade, provoca emoções, utiliza linguagem coloquial e fixa a marca na mente do consumidor.
Uma das táticas que costuma dar certo nos anúncios publicitários é a utilização de artistas ou pessoas famosas com a finalidade de associá-los ao público-alvo que consome a marca.
É o que a marca Arezzo costuma fazer em seus anúncios, principalmente com as vilãs.
Dicas para um anúncio publicitário que chame a atenção:
- Utilizar a imagem feminina ocupando toda a página;
- Trazer um texto limpo;
- Evidenciar tendências da estação nos anúncios.
Se você é consumidora, leia as informações acima e as aplique para não ser seduzida com tanta facilidade. Porém, se você é marca, utilize as dicas e chame seu consumidor para mais perto de você!
Moda é Cultura!
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