Sylvia Demetresco é a autoridade quando se fala em Visual Merchandising e Vitrinas. Ela possui a melhor bibliografia já escrita e direcionada para Vitrinas de Moda e é citada como referência por diversos autores que ousam abordar o tema em suas obras.
Recentemente, estive estudando o assunto de forma mais aprofundada e achei interessante trazer alguns pontos importantes acerca do tema.
Segundo Demetresco, Vitrina é “toda e qualquer disposição organizada de mercadorias no espaço frontal de uma loja. Em média, a vitrina é responsável por até 82% das vendas da loja”.
A Vitrina é o vendedor permanente, é como um cartão de visitas. É persuasiva, incentiva a sensibilidade, cria desejo ou necessidade pelo produto.
Demetresco pontua vários Tipos de Vitrina. Confesso que, antes de ter a oportunidade de estudá-los, não fazia a menor ideia de que seriam tantos os tipos.
De Prestígio é aquela que prestigia uma linha de produtos que costumam ser luxuosos.
De Lançamento exibe um novo produto, promovendo-o.
Institucional apresenta o estilo ou conceito da marca, não exibe produtos.
Publicitária ocorre ao mesmo tempo que a Campanha Publicitária veiculada.
De Impulso é responsável por gerar vendas de última hora, pois sua localização geográfica é privilegiada, geralmente próxima aos caixas. Podemos ver esse tipo de vitrina claramente no corredor para o caixa nas Lojas Americanas.
Comemorativa é a vitrina utilizada para comemorar datas, como dia dos namorados, dia das mães, entre outras.
Temática utiliza uma história no momento da divulgação do produto, suas atitudes e conceitos.
Minimalista é bem simples e gera foco especial em um produto geralmente sofisticado.
Expositiva apenas expõe os produtos, não tendo foco.
Promocional é a vitrina de liquidação.
Cenográfica cria dramaticidade, trazendo um lugar imaginário.
Viva traz uma pessoa ou várias, que fazem o papel do manequim.
Cinética é a vitrina com movimentos gerados por equipamentos mecânicos.
Luminosa tem como decoração a iluminação, chamando a atenção pela disposição de luzes coloridas.
Conceitual traz o conceito de um produto ou marca de forma bem especificada.
Gráfica tem como decoração desenhos, grafismos, painéis, grafites, fotografias.
Aérea apresenta a decoração ou os produtos de forma suspensa, como se estivessem voando.
Técnica/Informativa é a vitrina educativa, como a farmacêutica.
Agora, é só escolher a que melhor se adequa à sua marca e aplicá-la!
Moda é Cultura!
Não existe mais chique e conceito do que a Louis Vuitton
ResponderExcluirbeijo
seguindo o blog amei!
http://www.sussurrosgocalita.blogspot.com/
Obrigada, Paty! Beijo!!
ResponderExcluirAdorei o post . O Vitrinismo é arte e ciência ao mesmo tempo. É muito gratificante descobrir blogs como este, vou voltar sempre. Sucesso!
ResponderExcluirObrigada pelas palavras, Bel.
ResponderExcluirSinta-se bem vinda sempre.
Tudo de bom pra vc tb!
Beijos!