quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tipos de Vitrina

Sylvia Demetresco é a autoridade quando se fala em Visual Merchandising e Vitrinas. Ela possui a melhor bibliografia já escrita e direcionada para Vitrinas de Moda e é citada como referência por diversos autores que ousam abordar o tema em suas obras.

Recentemente, estive estudando o assunto de forma mais aprofundada e achei interessante trazer alguns pontos importantes acerca do tema.

Segundo Demetresco, Vitrina é “toda e qualquer disposição organizada de mercadorias no espaço frontal de uma loja. Em média, a vitrina é responsável por até 82% das vendas da loja”.

A Vitrina é o vendedor permanente, é como um cartão de visitas. É persuasiva, incentiva a sensibilidade, cria desejo ou necessidade pelo produto.

Demetresco pontua vários Tipos de Vitrina. Confesso que, antes de ter a oportunidade de estudá-los, não fazia a menor ideia de que seriam tantos os tipos. 

De Prestígio é aquela que prestigia uma linha de produtos que costumam ser luxuosos.


De Lançamento exibe um novo produto, promovendo-o.


Institucional apresenta o estilo ou conceito da marca, não exibe produtos.


Publicitária ocorre ao mesmo tempo que a Campanha Publicitária veiculada.



De Impulso é responsável por gerar vendas de última hora, pois sua localização geográfica é privilegiada, geralmente próxima aos caixas. Podemos ver esse tipo de vitrina claramente no corredor para o caixa nas Lojas Americanas.


Comemorativa é a vitrina utilizada para comemorar datas, como dia dos namorados, dia das mães, entre outras.


Temática utiliza uma história no momento da divulgação do produto, suas atitudes e conceitos.





Minimalista é bem simples e gera foco especial em um produto geralmente sofisticado.


Expositiva apenas expõe os produtos, não tendo foco.


Promocional é a vitrina de liquidação.


Cenográfica cria dramaticidade, trazendo um lugar imaginário.


Viva traz uma pessoa ou várias, que fazem o papel do manequim.


Cinética é a vitrina com movimentos gerados por equipamentos mecânicos.


Luminosa tem como decoração a iluminação, chamando a atenção pela disposição de luzes coloridas.


Conceitual traz o conceito de um produto ou marca de forma bem especificada.


Gráfica tem como decoração desenhos, grafismos, painéis, grafites, fotografias.



Aérea apresenta a decoração ou os produtos de forma suspensa, como se estivessem voando.


Técnica/Informativa é a vitrina educativa, como a farmacêutica.


Agora, é só escolher a que melhor se adequa à sua marca e aplicá-la! 

Moda é Cultura!

4 comentários:

  1. Não existe mais chique e conceito do que a Louis Vuitton
    beijo
    seguindo o blog amei!
    http://www.sussurrosgocalita.blogspot.com/

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  2. Adorei o post . O Vitrinismo é arte e ciência ao mesmo tempo. É muito gratificante descobrir blogs como este, vou voltar sempre. Sucesso!

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  3. Obrigada pelas palavras, Bel.
    Sinta-se bem vinda sempre.
    Tudo de bom pra vc tb!
    Beijos!

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