Hoje, no Auditório Waldyr Diogo na FIEC, aconteceu o Workshop Sinditêxtil com dois excelentes palestrantes, Dário Caldas e Adriana Yoshida.
Uma breve apresentação e agradecimentos com o Presidente do Sinditêxtil, Ivan Bezerra Filho, e a Coordenadora do SEBRAE, Diva Mercedes.
A noite de palestras teve início com as sábias palavras de Dário Caldas, que abordou o tema Transformando Macrotendências em Produtos Inovadores na Moda.
Dário definiu Macrotendências como movimentos de fundo, duradouros, que trazem grande impacto para a sociedade. São transversais, se manifestam em diversos setores. Dá como exemplo de Macrotendência a Mobilidade, como as lojas Pop Up.
Afirma, ainda, que a ideia de Hiper é forte, extremo, excesso, exagero da modernidade. Tudo é levado ao excesso.
O macro é duradouro, já o micro sucede rapidamente.
Dário afirma que a Moda trabalha com micro fenômenos, pois muda rapidamente. As Macrotendências são mais estratégicas, servem para posicionamento de marca, lançamento de um novo produto. O ideal seria transitar entre o macro e o micro.
Um paralelo entre Hiperconsumismo e Consumo Consciente é demonstrado de forma bem didática. O primeiro está intimamente ligado ao fast, imediatismo, efêmero, excesso, múltiplo. Enquanto o segundo tem relação com o slow, no tempo certo, duradouro, mínimo, único.
Slow fashion não é só sustentabilidade, é também o não contemporâneo.
A construção da identidade está em foco e cabe a cada um construir a sua.
O consumidor de hoje está cada vez mais crítico e exigente, é conhecedor, expert. As marcas devem obedecer a um nível de conversa e relacionamento.
Segundo Dário, agora é o momento de ser empreendedor, investir em negócios próprios que se baseiem em conhecimentos escassos, ou seja, no diferencial, nas particularidades, para, então, se posicionar.
A tendência do momento é a gameficação do mundo.
Bons momentos da palestra:
"Pensar a estética dentro da ética".
"Tudo pode, mas nem tudo convém".
"Construir valores".
"Infantilização dos adultos e adultilização da infância".
Reflexão: Estaríamos em direção a um hiperconsumo sustentável? Manter o consumo em alta desde que seja sustentável ou desacelerar o consumo?!
Após um excelente coffee break, a noite prossegue com a palestra de Adriana Yoshida de tema Moda em Blogs, Redes Sociais e Mídia Impressa: Possibilidades de Acesso ao Mercado.
Adriana inicia suas palavras com uma apresentação acerca da Menina Girlie, que seria o público-alvo da Revista Capricho em que a mesma é editora-chefe desde 1999.
Uma pesquisa constatou que a adolescente de hoje é indoor. Quando questionada que lugar seria o melhor para ela, cita primeiro Nova Iorque e, em seguida, seu próprio quarto, ou seja, seu próprio mundo.
A Girlie tem como preocupação principal o cabelo, usa maquiagem para ir à escola, olhos e gloss, utiliza a roupa como comunicação e afirma que seu estilo é seu, transitando entre estilos e não é fiel às marcas.
Celebridades como Katy Perry servem como porta de acesso às Girlies.
Adriana afirma que, hoje, o conteúdo postado deve ser quente e analítico.
Transparência da Marca é o primeiro passo para uma comunicação de sucesso com seus consumidores através das redes sociais.
Adriana comentou que, hoje, o que dá acesso é LookBook, Look do dia. É o que bomba. E se você produz um conteúdo diferente, não espere ter o mesmo número de acessos que as pessoas que apostam em look do dia.
Isso me fez refletir bastante. Hoje, tive uma grande lição.
Aprendi com a Adriana que estou no caminho certo. Não pretendo conseguir a quantidade de acessos de blogs que apostam em Look do Dia, quero apenas produzir conteúdo.
Moda é Cultura!
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