quarta-feira, 11 de abril de 2012

Análise dos Desfiles DFB 09/04!

Como não estive presente nos desfiles do primeiro dia do evento, a análise será mais superficial.

João Sobbarr

RELEASE

S
alvador do Meu Corpo

O tema de sua coleção que passará pelas passarelas do DragãoFashion 2012 trata-se de "Salvador do meu corpo". Foram idealizadas e criadas roupas opostas as tradições de como as viúvas se vestem e se comportam.

Ao invés de transmitir tristeza, às viúvas de Sobbar são alegres, cheias de prazer e libertas de condenação solitária da qual foram impostas. O preto vai predominar, porém transmitindo o posto do que diz a tradição, nada de seriedade! As formas são inspiradas na personagem Lúcia de Silvana Mangano no filme Teorema.

A coleção transmitirá uma mulher decidida que se entrega aos prazeres da carne, mesmo sabendo que as consequências virão. Ou seja, a condenação moral não deixará de expressar sua sensualidade afirmando estar viva e consequentemente vivendo!

IMAGENS DO DESFILE


ANÁLISE

A edição ocorreu pela silhueta, onde podemos percebê-la em "I". Cores mais utilizadas na cartela invernal, como preto, branco e vinho predominam. Materiais como couro e tecidos nobres podem ser encontrados. Acessórios em pérola. O lindo casquete preto. O sapato em três cores deu charme a todas as produções. Maquiagem de boca marcada e cabelos presos em coques elegantes. O que podemos ver na coleção são composições finas, elegantes, bem lady. Através das imagens, não consegui visualizar nitidamente a sensualidade proposta no Release. 

Kza do Dragão

RELEASE

A mira continua certeira: ressaltar a relevância das artesanias para a manutenção das mentes criativas. É assim que surge a coleção 2012 da Kza do Dragão, marca criada por Claudio Silveira, não por acaso, também criador do Dragão Fashion Brasil, um dos mais importantes eventos de moda do Brasil.

Nesta temporada, Claudio divide a direção criativa da coleção com o olhar pop do estilista cearense Lindebergue Fernandes, uma das estrelas nascidas e criadas no DFB. 

O resultado cria pontes improváveis e surpreendentes entre o handmade nordestino e o artesanato industrial londrino (a capital inglesa é uma recorrente fonte de inspiração e pesquisa para Claudio). 

Agora, a ordem é misturar, amalgamar, mixar. O crochê centenário ganha um banho de foil dourado; as rendas viram superfícies jateadas em tons de bronze; os brocados vintage, adquiridos em pequenas fabric stores nos arredores de Portobello, se mesclam ao trabalho manual das artesãs de Jericoacoara. Detalhes valiosos de passamanarias inglesas arrematam formas confortáveis e contemporâneas como a silhueta mullet, microssaias, maxipulls e itens básicos para o dia a dia, com um twist de inventividade.

Tudo junto e misturado.

A coleção reforça o valor do artesanato regional aliado a conceitos urbanos, cosmopolitas e extremamente sofisticados de design e informação de moda. 
Na equipe da Kza do Dragão consta ainda os créditos de André Castro, da marca Mar Del Castro, outra vedete do evento. 

Toda a coleção 2012 da Kza do Dragão será lançada e comercializada durante o próprio DFB, em uma megastore montada no evento.

IMAGENS DO DESFILE


ANÁLISE

A edição ocorreu por textura, o que pode ser observado na transição das famílias no decorrer do desfile. Cores neutras, como bege, marrom, amarelo queimado. Branco também estava presente. Crochês, rendas e brocados. Maxi acessórios, como colares e brincos. Sandálias belíssimas, bem artesanais. Maquiagem de boca marcada e cabelos desgrenhados. A coleção conseguiu mostrar com perfeição a mistura de estampas, tecidos, cores, texturas, comprimentos e artesanias. Digna de aplausos. Artesanato com design, modernidade, Moda. Tendências + Artesanato + Design = Perfeição Diferenciada.

Sá.Maria

RELEASE

Romantismo é a palavra chave para designar a coleção inverno 2012 Sá.Maria. Nessa coleção a marca busca realçar o lado sonhador, etéreo e doce que existe em cada mulher, o conto de fada moderno feito para adultos.

Inspirada no livro de Peter Soyer Beagle, “The Last Unicorn” (O último Unicórnio), elencado costumeiramente como um dos dez maiores romances de fantasia de todos os tempos, e no filme de desenho animado homônimo, grande sucesso na década de oitenta, a marca traz para a estação vestidos em vários comprimentos, ora tubinhos, ira longos, calças, saias, pelerines utilizando principalmente tecidos leves e transparentes, que trazem para a coleção um ar doce e romântico.

A inspiração da temporada também passa por pinturas medievais e pelas famosas tapeçarias francesas, e a história das mil flores encontradas como cenário em uma célebre coleção francesa de tapeçarias do século XV, mais conhecidas como “A dama e o unicórnio”.

A marca ainda trouxe para a coleção peças com a utilização de “coxias”, elemento muito comum no nordeste brasileiro, feito com retalhos de tecido e amplamente utilizado desde o período colonial para proteger o lombo dos cavalos do atrito contra a sela e posteriormente utilizado em tapetes, almofadas e como forro de bancos automobilísticos, principalmente pelos caminhoneiros. Aqui a técnica de “coxia” vem sendo utilizada com o emprego de tecidos finos, criando uma textura única, ao mesmo tempo rústica e delicada.

A alfaiataria em tecidos mais pesados contrabalançando com tecidos leves e extremamente femininos compõem looks contemporâneos, urbanos e sofisticados. A paleta de cores abrange tos suaves que vão do branco, passando pelo marfim, quebrados pelo vermelho alaranjado e o negro e pincelado pelo azul cerúleo.

O toque rock, punk e urbano surge em aplicações de materiais como couro e tachas, em braceletes e gargantilhas assinadas pelo designer Pietro Tales. Os tecidos utilizados na coleção são: shantung, tafetá, voil, tecidos de decoração e a seda.

Romântica e nobre a mulher Sá.Maria inverno 2012 se traduz numa beleza que mostra bocas em suaves tons de rosa e pêssego e um olhar iluminado com o leve cintilar iridescente das asas de uma fada ou de uma borboleta. O cabelo traz o toque moderno mostrado em um coque que cria um topete sobre a cabeça, à maneira moicana, relembrando ao mesmo tempo a crina de um unicórnio e o seu chifre.

O cenário é uma floresta encantada, formada com árvores de pedra e ferro, onde nada muda e o tempo não passa até o momento em que um outro universo é vislumbrado por essa mulher que aparentemente é extremamente sonhadora, mas que na verdade esconde um ser de atitude e ação no mundo.

IMAGENS DO DESFILE


ANÁLISE

A edição ocorreu por cores, como podemos observar ao analisar as imagens do desfile. Cores como branco, preto e vermelho são vistas na coleção. Tecidos como shantung, tafetá, voil e seda. Acessórios de cabeça, de pescoço, braceletes e clutches. Maquiagem de boca marcada e cabelo preso em coque. A coleção transmitiu mais sensualidade do que romantismo, tendo em vista a repetição de transparência em quase todas as composições. Sá.Maria vem conseguindo, com o passar dos anos, manter a constante de uma mulher sensual e elegante.

Ivanildo Nunes

RELEASE

Art Noveaur

Buscar inspiração em um movimento transformador e inovador como a art noveaur, é extremamente instigante, principalmente quando uma nova forma , pensamentos e materiais são propostos.

O trabalho artesão ganha status de luxo curvando o ferro que busca uma nova forma; as folhas e flores encontram um novo caminho em sinuosas curvas. Uma nova luz clareia velhas ideias e buscam um novo olhar.

É inspirado nesse universo que Ivanildo Nunes, expõe e solidifica, através de uma modelagem elaborada, processos criativos rebuscados. São designs de superfície exclusivos colocados em prática por verdadeiras artistas artesãs.

Maxrechiliês, renda renascença, crochê e a renda de bilro são construídos como joias, compondo volumetrias e texturas que também dão espaços para superfícies minimalistas propostas pelo couro. São contraposições que buscam o equilíbrio em um diversificado universo simbólico.

Novas tramas são criadas, novas buscas para inclusão artesã e sustentabilidade são explicitadas, como na utilização de refugo de tecidos retorcidos propondo um design orgânico, sustentável e belo, tendo a folha do bálsamo e as curvaturas do ferro retorcido os elementos de estilo.

Ivanildo Nunes traz coleção arrojada, que pensa moda de forma autoral e comercial, sem perder conexões com tendências atuais, mas fincada na atemporalidade da modelagem clássica, principalmente da década de 50, que ressalta a beleza da mulher brasileira: sofisticada e verdadeiramente bela.

O preto e o dourado transpiram ferro como elemento inovador da art noveaur, que através de maxrechiliês, renascença , crochê e bilros valorizam formas orgânicas que também remetem ao liberty italiano. É na escuridão da noite que a luz criadora do bege e amarelado transforma e inicia processo criativos que timidamente rasgam transparências e transformam atitudes e pensamento; como mostra a Coleção “ Bálsamo” de Ivanildo Nunes.

IMAGENS DO DESFILE


ANÁLISE

A edição se inicia por comprimento, porém, no decorrer do desfile, podemos observar que a real edição é por textura. Cores como preto, prata, dourado estão presentes. Crochê, bilro e renascença. Materiais artesanais sempre utilizados por Ivanildo Nunes. Maquiagem nude de olhos marcados e cabelo preso em coque. A coleção transmitiu toda a riqueza, delicadeza e romantismo característicos da Art Noveau. Coleção riquíssima, como sempre.

Mar Del Castro

IMAGENS DO DESFILE


ANÁLISE

A edição ocorreu por cor, comprimento e textura, alternadamente. Cores terrosas, branco, cores nacionais, como ver bandeira e azul e amarelo. Tecido plano e lycra podem ser observados na coleção, bem domo a mistura de texturas, tecidos e estampas. Maxi acessórios de cabeça, Maxi brincos, Maxi braceletes. Maquiagem de boca e olhos bem marcados. Cabelo preso em coque. Mar del Castro mostra que possui identidade visual em seu trabalho através da utilização do artesanato. Consigo ao olhar perceber que as peças são da marca.

As imagens utilizadas são todas do DFHouse.

Estas foram as análises dos desfiles do primeiro dia do evento.

Aguardem que vem mais!

Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...