segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Palestra Mottainai - Coletiva de Imprensa

Tenho a imensa satisfação de compartilhar com vocês uma grande conquista para o blog Moda é Cultura: hoje, tive a oportunidade de fazer a primeira cobertura como Imprensa Oficial em um Evento de Moda, a palestra Mottainai Design, ministrada por Jum Nakao.


Posso dizer que foi SENSACIONAL!

Estou muito feliz com a experiência!

Além de ser a primeira, que, sem dúvidas, será inesquecível, foi muito especial, pois o entrevistado foi nada mais, nada menos do que um dos maiores nomes em Design, Moda, Sustentabilidade e Inovação do nosso Brasil, Jum Nakao.

A Coletiva de Imprensa aconteceu minutos antes do início da palestra, na sala 22 do SENAC Iracema. Lá, estavam presentes representantes dos sites O Estilo, Marcia Travessoni e Profissão Moda.


Jum Nakao, muito simpático e gentil, se dispôs a responder algumas perguntas da gente.

Eis algumas partes da Coletiva:

Blog Moda é Cultura: Como fazer o público consumidor valorizar o que é feito a partir da reciclagem e do reuso?

Jum Nakao: É esse o papel do Designer (...) Produzir menos lixo no processo. Estimular decisões e o consumo consciente.

Blog Moda é Cultura: Como aplicar a filosofia do Mottainai (reusar, reciclar e reduzir) à Moda tendo em vista a Indústria do Fast Fashion?

Jum Nakao: É preciso Educação para aplicar o Monttainai, através da redução, reuso e respeito. Aproveitar até a última gota, conferir sobrevida. Muito respeito à natureza da vida. A essência está na relação com os outros e a matéria. Deve haver respeito à potência de vida, a alma das coisas.

Blog Moda é Cultura: Quais são os planos de Jum Nakao para Fortaleza?

Jum Nakao: Planos na área educacional. Libertar pessoas que estavam aprisionadas.

Blog Moda é Cultura: Qual é a dica para os Estudantes de Moda que querem ser os novos empreendedores?

Jum Nakao: Investir em novos processos, não repetir os da geração anterior, pois assim nada vai acontecer. Inovar é a palavra. Sem inovação não há futuro. Devem haver novos processos para criar um novo mundo. Quem repete os passos dos outros percorre um caminho que já foi caminhado. Deve haver experimentações. Ser desbravador. As fórmulas emburrecem, pensar em soluções diferentes e caminhos próprios.

Blog Moda é Cultura: O futuro da Moda Brasileira seria associar Moda e Cultura?

Jum Nakao: Moda é o reflexo de um momento, valores de uma época. Sem reflexões não se produz Moda. Para que haja futuro é importante que haja Cultura. Devemos revestir a Moda de valores e ideologias. O Brasil é uma massa criativa que ainda não aconteceu na sua plenitude. Ter atitude, fazer diferença. Tanta informação sendo aplicada para quase nada. As pessoas precisam começar a fazer. Falta o despertar dessa nação. Cultura diferencia um País de uma Nação, precisamos sonhar juntos.

Jum Nakao concluiu a Coletiva abordando se o Brasil tem ou não uma Identidade de Moda: Falar de Identidade quer dizer procurar ser idêntico. Devemos pensar primeiro em Singularidade, o que nos faz únicos e singulares. Temos que gostar da nossa singularidade. Ai sim, podemos falar em Identidade e identificar o que temos de singular. O processo não está amadurecido o suficiente para tomar conta das pessoas como identificação. Ela se constrói de dentro para fora. Devemos lapidar e trabalhar a singularidade para que faça parte do dia a dia das pessoas.

Essas foram algumas das palavras de Jum Nakao.

Em seguida, a Palestra Mottanai aconteceu no teatro do SENAC Iracema. Com um fundo musical bem relaxante, de luzes apagadas, assistimos à apresentação de Jum Nakao do que seria Reusar, Reciclar e Reduzir com muito Respeito.


Imagens de objetos projetados por Designers no Mundo reaproveitando materiais que, muitas vezes, eu e você não veríamos mais utilidade.

A Palestra foi fantástica!

Devemos nos inspirar nelas e seguir nossos sonhos, trilhando nosso próprio caminho, sempre buscando inovar.

Busque o que você deseja. Lute. E você conseguirá.

Gostaria de agradecer ao SENAC, em especial à Eveline, por ter me proporcionado tamanha honra e crescimento por estar diante de pessoa e profissional tão genial.

Moda é Cultura!

Um comentário:

  1. Vanessa o Senac e eu especialmente me orgulho de ter profissionais como vc próximos. A cada dia nosso interesse é de nos aproximarmos ainda mais dos blogs sites e imprensa especializada não só em Moda, mas em Educação. Como disse o JUM cada um fazendo a sua parte podemos transformar alguma coisa ou alguém. Conte conosco e obg por sua presença e palavras.Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...