A internet é a grande responsável pela evolução dos meios de comunicação e sua consequente transformação. As redes sociais funcionam como novas formas de interação entre todos que fazem parte da sociedade de informação.
Todos dependem da moda, mesmo que não atuem diretamente no segmento. Basta lembrar de algumas ocasiões como uma entrevista de emprego, onde se veste a roupa mais adequada à situação para passar uma primeira boa impressão ou um primeiro encontro, que você se veste de acordo com suas intenções.
A internet serve como canal de comunicação, é responsável por propagar ideias e ideais. Hoje, vai mais além, traz a possibilidade de compra e vendas de serviços e produtos diversos.
A nova era midiática traz como ponto principal as relações sociais, profissionais, a produção e a circulação de informação. Hoje, com os blogs, é possível haver uma interação, trocas simbólicas.
O termo blogs é originário do inglês. Os primeiros e mais tradicionais foram o Pitas e o Blogger, gratuitos e abertos, bastando saber manusear as ferramentas básicas do blog. Hoje, outra ferramenta bastante utilizada é o Wordpress.
Os Blogs surgiram, no Brasil, em 2000, como formas de expressar comentários e manifestações por parte dos leitores, permitindo a troca de pontos de vistas entre escritor e leitor.
Os blogs transmitem informações através dos posts, que podem ser curtos ou não, podendo conter textos, imagens, links, vídeos. Há ainda, o blogroll, ou seja, listas de links que redirecionam para outros blogs relevantes para o autor do blog.
A blogosfera sobrevive da relação de identidade e confiança entre escritor e leitores, pois, quem escreve é responsável pelo conteúdo disseminado.
Os escritos da blogosfera, geralmente, seguem linhas de raciocínio já ditadas por outros. Assim como a Moda, os blogs de moda praticam a imitação como forma de inserção social. A blogosfera é responsável por refinar informações e opiniões, bem como um hábil canal de mobilização social e alcance incalculável.
É a partir de 2003 que se pode falar em um início de profissionalização dos blogs. Hoje, muitos possuem cunho comercial, através de anúncios de marcas com banners ou posts patrocinados.
Os blogs geram identificações e encontros de estilo e afinidades entre escritor e leitores. O número de blogs no mundo já não pode ser medido, pois muitos são criados e logo abandonados.
Os blogs são ferramentas de expressão da liberdade, de opinião que pretendem debater e desenvolver conhecimento sobre diversos assuntos. Assim, os blogs de moda podem envolver moda para ler ou ver.
Depois que os blogs viraram “febre” na internet, tornaram-se referências para leitores trocarem informações. São também canais de disseminação de tendências e medição de aceitação de coleções, marcas, cosméticos. A moda e seus blogs trazem como características primordiais o individualismo, a efemeridade. Os blogs de moda, hoje, podem ser considerados as novas tribos, podendo, inclusive, gerar tendências.
Os blogs de moda, hoje, são vistos como uma excelente possibilidade de disseminação e difusão de produtos, ampliando o mercado.
Hoje, se você deseja ter um blog de moda deve atualizá-lo quase que diariamente, pois as informações e os conteúdos giram de uma maneira violentamente rápida.
Graças aos portais e blogs de moda, é possível acompanhar em tempo real os lançamentos de coleções e discuti-los.
Os blogs de moda, hoje, habitam um cenário carregado de informações de moda, permitindo comunicação e trocas simbólicas e sociais de forma bem individualizada.
Moda, hoje, é saber ter um blog de moda.
Moda é Cultura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário