segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que a Moda está fazendo com a infância?

A moda sobrevive do mundo capitalista, através do consumo, utiliza a mídia para alcançar seu alvo, constrói desejos, sonhos e ideais de beleza. Adultos não são as únicas vítimas, as crianças deixam de ser crianças, e assumem a precocidade adulta.

A aparência é a nova preocupação excessiva do indivíduo, cada vez mais refletida na infância, estimulada pela mídia que sugere as crianças à necessidade de tornar-se adulto precocemente. 


A moda é um dos grandes responsáveis desse comportamento, pois é formadora de uma cadeia da sociedade onde se visa apenas o lucro, apresentando um desejo o qual gera o consumo e alimenta o capitalismo.

A indústria está sempre atenta ao universo infantil, tendo em vista ser este facilmente influenciado devido às fantasias que povoam sua realidade, e alimenta todas as suas novas vontades, criando produtos para atrair um novo consumidor fiel a uma marca, esquecendo de fazer um julgamento do que é ético e moral.

Entre tantas conseqüências, há o desejo de tornar-se adulto precocemente, a necessidade de buscar a beleza,  o desejo de atrair admiração. As meninas estão deixando de brincar com suas bonecas para se envolverem com questões estéticas, que antes eram preocupação apenas dos adultos. 

Hoje, meninas, a partir dos três anos, estão com maquiagem e as unhas pintadas, com sapatos de salto e acessórios de moda.

A infância está sujeita ao capitalismo, sendo manipulada. Ao estimular e fomentar a precocidade da infância no universo da moda, a indústria consegue o que deseja, novos consumidores, apenas visando o lucro sem medir as conseqüências.

Como serão esses novos adultos?

Moda é ser criança, no momento certo.

Moda é Cultura!

5 comentários:

  1. PURA VERDADE.
    bj Raquel

    www.lemurrrose.net

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  2. Muito bom seu post!!!

    Beijinhos!!

    DA UMA PASSADINHA, TEM COISA NOVA: http://www.blogdatardee.blogspot.com/2012/02/top-top-cabelos-que-amamos.html

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  3. Vanessa, as marcas infantis estão cada vez mais adultas.

    Lembro que, quando eu era criança, as roupas eram super fofas, com desenhos e estampas divertidas.

    Minhas roupas eram feitas pela minha vó ou compradas em lojas especializadas.

    Tem uma loja no centro, a Maluzinha, que manteve-se no estilo infantil e não se "atualizou". Percebi que ela perdeu clientela. Quando íamos comprar roupas lá, a loja estava sempre cheia de pais e crianças e agora é super vazia.

    Acho que além das grandes marcas terem mudado, alguns pais parecem aceitar isso passivamente.

    Beijo

    Carolys
    gavetta.com.br

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    Respostas
    1. Certeza, Caroline.
      Foi uma lavagem cerebral completa, pais e filhos.
      E como as crianças hj são bem mais opiniosas do q no nosso tempo, elas têm mais poder de influência sobre os pais.
      Beijos!

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