A aparência é a nova preocupação excessiva do indivíduo, cada vez mais refletida na infância, estimulada pela mídia que sugere as crianças à necessidade de tornar-se adulto precocemente.
A moda é um dos grandes responsáveis desse comportamento, pois é formadora de uma cadeia da sociedade onde se visa apenas o lucro, apresentando um desejo o qual gera o consumo e alimenta o capitalismo.
A indústria está sempre atenta ao universo infantil, tendo em vista ser este facilmente influenciado devido às fantasias que povoam sua realidade, e alimenta todas as suas novas vontades, criando produtos para atrair um novo consumidor fiel a uma marca, esquecendo de fazer um julgamento do que é ético e moral.
Entre tantas conseqüências, há o desejo de tornar-se adulto precocemente, a necessidade de buscar a beleza, o desejo de atrair admiração. As meninas estão deixando de brincar com suas bonecas para se envolverem com questões estéticas, que antes eram preocupação apenas dos adultos.
Hoje, meninas, a partir dos três anos, estão com maquiagem e as unhas pintadas, com sapatos de salto e acessórios de moda.
A infância está sujeita ao capitalismo, sendo manipulada. Ao estimular e fomentar a precocidade da infância no universo da moda, a indústria consegue o que deseja, novos consumidores, apenas visando o lucro sem medir as conseqüências.
Como serão esses novos adultos?
Moda é ser criança, no momento certo.
Moda é Cultura!
PURA VERDADE.
ResponderExcluirbj Raquel
www.lemurrrose.net
Muito bom seu post!!!
ResponderExcluirBeijinhos!!
DA UMA PASSADINHA, TEM COISA NOVA: http://www.blogdatardee.blogspot.com/2012/02/top-top-cabelos-que-amamos.html
Obrigada, meninas!
ResponderExcluirBeijos!
Vanessa, as marcas infantis estão cada vez mais adultas.
ResponderExcluirLembro que, quando eu era criança, as roupas eram super fofas, com desenhos e estampas divertidas.
Minhas roupas eram feitas pela minha vó ou compradas em lojas especializadas.
Tem uma loja no centro, a Maluzinha, que manteve-se no estilo infantil e não se "atualizou". Percebi que ela perdeu clientela. Quando íamos comprar roupas lá, a loja estava sempre cheia de pais e crianças e agora é super vazia.
Acho que além das grandes marcas terem mudado, alguns pais parecem aceitar isso passivamente.
Beijo
Carolys
gavetta.com.br
Certeza, Caroline.
ExcluirFoi uma lavagem cerebral completa, pais e filhos.
E como as crianças hj são bem mais opiniosas do q no nosso tempo, elas têm mais poder de influência sobre os pais.
Beijos!