sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Moda e Economia

Graças ao consumo, a moda é um fenômeno que participa da economia. 

Será que a Moda apenas participa da economia?

As imagens difundidas para a sociedade visam promover o consumo de produtos de grande importância social para a mesma, causando impactos no processo de relação das pessoas com as objetos consumidos.

Moda e consumo simbólico impactam na economia. A mídia traz as principais ferramentas de transformação de imagens de pessoas e bens em objetos de desejos. Assim, o desejo é movido pelas imagens, intensificando a relação imagem-consumo.


No mundo das imagens, não há propaganda melhor do que utilizar uma celebridade e associá-la a seu produto, pois todos desejam ser lindos, ricos e famosos como ela. 

A celebridade faz parte dos padrões da sociedade em que vivemos, se tornando figuras símbolo do consumo de moda que passarem a figurar. 

Atrair olhares e desejos intensos da sociedade que se deixa influenciar por tais imagens, tão passageiras. A sedução, o sonho.

Numa sociedade de consumo, em que aquilo que realmente importa é ter os últimos bens de consumo lançados no mercado, as pessoas sentem-se na necessidade de seguir as tendências, que são as propostas de consumo.

Atingir o consumidor e instigá-lo ao desejo de consumo de significações dele para como ele mesmo por meio das imagens e bens consumidos é a finalidade da Moda nos dias de hoje.

Os discursos devem ser construídos como ferramentas de instigação ao consumo. Sentir a busca constante de renovação, que seduz e proporciona a sociedade um processo de consumo interminável é o que a Moda e a Economia precisam.

Velocidade, excesso e desperdício são as palavrinhas mágicas do mundo capitalista globalizado. 

É uma sociedade doente. Doente por adquirir algo novo, que não necessita, e, ao consumi-lo, depois de um espaço curto de tempo, se faz imprescindível descartá-lo para que possa substituí-lo por algo mais novo, desperdiçando tempo e dinheiro. 

Consumo efêmero e fugaz. Hoje, a economia depende da Moda. 

A Moda não é mais supérflua nem futilidade, ela é responsável por movimentar nossa economia.

Estimular o consumo de uma sociedade ávida por consumir hoje e descartar amanhã o que já se tornou obsoleto.

Moda é ser responsável por fazer a economia girar! 

Moda é Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...