sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Deseja seguir Carreira em Moda?

Você é aluno de moda? Já é um profissional de moda? Deseja ser um?

Quantas dívidas você está disposto a adquirir para estudar Moda? 

No início de qualquer carreira em Moda, as opções são cursos para aprimoramento, estágios, ou tentar através de conhecidos ou amigos um bom peixe. A concorrência, em números, vem crescendo, mas em especialização a velocidade está mais lenta.


Se você opta estudar Moda no Brasil, paga, em média, uma mensalidade de R$ 800,00. Fora os livros, os cursos de extensão, os materiais que necessita adquirir para trabalhos, os gastos com concursos culturais, cursos de especialização, mestrado, doutorado... cansou?

Tem ideia de quanto irá gastar para ser profissionalmente aquilo que deseja?

Conheço pessoas que já fizeram todo esse investimento e ainda estão aguardando alguém que esteja disposto a pagar por seus serviços, o que é mais difícil.

O mercado deseja profissionais qualificados, porém, raramente, está disposto a pagar por eles.

Existem ofertas salariais que não pagariam a sua mensalidade, o que dirá o restante que se enecessita para sobreviver. Digo ofertas salariais, não bolsas estudantis, pois ai o problema é maior ainda.

Algumas empresas estão se valendo de estagiários para cumprir o papel de profissionais e, o pior de tudo, seu pagamento será o aprendizado e a experiência que você adquirirá. Alguns não pagam bolsas estudantis. 

Infelizmente, a realidade que mostrei acima não se restringe à Moda, e sim, atinge a grande maioria dos cursos de nível superior. Por isso, antes de escolher sua profissão, tenha bastante certeza do que está fazendo, pois os gastos não serão poucos e o retorno, só Deus sabe quando. 

Trabalhar na Moda não é para todos, tenha certeza que é isso que você deseja. Considere os seguintes fatores antes de escolher estudar Moda: 

Perspectivas. Oi?! Gente, emprego!!! Moda não é arte, Moda é indústria, é mercado, principalmente para quem pensa em sobreviver dela.. Quer começar sua própria empresa? Calma, se você não nasceu em berço de ouro, terá que trabalhar para obter experiência no ramo que deseja. Onde conseguir um emprego? Marcas, Fábricas, Ateliês? Mudar para o exterior? É fácil arrumar emprego fora? 

Educação. É, precisa ter educação. Quando falo de educação não é apenas cordialidade, gentileza e fineza. É um pouco mais de profissionalismo. Se você decide ir morar fora, terá que, no mínimo, se comunicar com as pessoas através do idioma do país. Quer um emprego na área de Moda? Então vai ter que sair daqui com pelo menos um curso na área que deseja arrumar um emprego para mostrar que sabe o que vai ter que fazer. Se você vai trabalhar fora, provavelmente, também estudará fora. O que a escola que você deseja entrar exige de você para que consiga estudar lá? Pesquise bastante antes de descobrir onde quer estudar. 

Você está atualizado? Sabe o que anda acontecendo no mundo da Moda? Terá assunto com pessoas do meio que possam lhe ajudar a conseguir oportunidades? Encontrar e conhecer as pessoas certas será um grande diferencial. 

Você é apaixonado por Moda? Se você ama a Vogue e viajar para os Estados Unidos e para a Europa para fazer compras você ama Moda! Oi?! Hein?!!! Claro que nãaaaaao! Paixão por Moda é se sacrificar por ela, trabalhar muito, se dedicar, construir uma carreira sólida, estudar, ser o melhor no que quer fazer. Gastar dinheiro em livros, tecidos, ser adepta ao faça você mesmo. Ficou feliz em saber que terá de sofrer pela Moda? 

E se você não se destacar? Fez tudo certo? Estudou na melhor escola, estudou com os melhores professores, fez os melhores cursos, estagiou e trabalhou com os melhores profissionais e mesmo assim deu errado? Você pode ou não conseguir. Pode desistir no meio do caminho, virar sua carreira de cabeça para baixo. Pode acabar trabalhando muito e jamais ser reconhecido como também pode ter a estrela e brilhar.Você será capaz de lidar com isso? O caminho é árduo e, chegar ao topo, não é para muitos. Talento, responsabilidade, dedicação, sorte farão diferença.

Se mesmo depois de tudo isso, você tem certeza que deseja atuar no mundo da Moda, vá à luta! 

Moda é Cultura!

4 comentários:

  1. Estava lendo sua matéria e lembrei do caso do estágio para assistente de estilo que a estagiária ainda deveria atender as medidas estabelecidas para corpo de prova... Absurdo isso... Acabei de ver também uma lista com a média salarial da profissão que está longe da realidade nos cargos oferecidos aqui nos Ceará.

    É realmente um abuso o que exigem dos estagiários, pois quando são remunerados, trabalham como se já fossem efetivados e ganhando bem menos.

    Aqui o link com o resultado da pesquisa, nele contem outro link com a tabela dos salários divididos por área e nível de garo.

    http://www.profissaomoda.com.br/materia/3818/pesquisa_salarial_para_os_profissionais_da_moda.html

    Parabéns mais uma vez pelo seu Blog Vanessa, sou seu fã! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,tudo bem já venho acompanahdo seu blog,adorro...já até te tietei lá na coordenação da faculdade...lembra?!
    Bom adorei a matéira de desabafo,relamente mostra a realidade de muitos estudantes de moda,estou nessa vibe de se qualificar entres cursos,palestras,oficinas enfim o investimento é pesado,to loco por um estágio por enquanto nada ainda,em pensar que as ofertas de estágio pra quem tá começado são poucas pra demanda que está crescendo cada vez mais, ainda existe um certo "Coronelismo" no Ceará e isso está impregnado em todas as camadas e a Moda não escapa disso,é relamente um ramo que vc entra nele com um pensamento de leigo e depois descobre que uma outra realidade e só ficar até o final até conseguir sua recompensa quem relamente ama e se doa a MODA...Parabéns pelo post...Aproveitando o espaço...DEvia fazer algo relacionado com estágio no blog iria ser ótimo...já tem um candidato aqui alesonpinho@hotmail.com,rsrsrs...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Claro q lembro de vc, Aleson! Fico muito feliz q vc venha se identificar aqui no blog.
    E vc tem toda razão, o Q.I. impera mais do que a capacidade de assumir certos cargos, mas, acredito, q o q é nosso será nosso de qualquer maneira.
    Vou levar em consideração seu pedido e tentar trazer algo bem bacana sobre estágios.
    Beijo grande e é um imenso prazer!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...