sexta-feira, 22 de julho de 2011

Formação de Identidade é a Nova Tendência?!

O Novo rumo da Moda seria a formação da identidade dos indivíduos e a criação de estilos próprios?! 


Alguns consumidores com mais personalidade para desafiar o que é imposto pela Moda poderiam ser chamados de consumidores autorais?

O consumidor autoral é aquele que interfere diretamente nas composições dos trajes e está cada vez mais informado e menos suscetível às tendências de Moda. 

Por que a Moda está tão democrática? Seria porque tudo está na Moda ou porque estamos prestes a finalmente presenciar uma Moda Revolucionária e não Evolucionária?!

Será que o Estilo Pessoal veio para mostrar que as Tendências de Moda estão para deixar de ser a real tendência?

A roupa só teve como única característica o vestir na época dos homens da caverna, que tinham a necessidade de cobrir sua intimidade. Ao longo do tempo, a roupa veio mostrando que sua função menos importante era essa. A sociedade passou a ver nas roupas uma forma de distinção social e pessoal. A roupa mostrou ter diversas funções como proteção, pudor, encobrimento, impudor, atração, comunicação, expressão individual, importância social, importância econômica, símbolo político, condição religiosa, lazer.

Porém, as roupas sempre tiveram caráter dúplice e diametralmente opostos, ou seja, a busca pela individualidade e a necessidade de integração social.

Como sou capaz de me definir como indivíduo se preciso me vestir como os outros para me sentir inserida socialmente?!

Foi no final da Idade Média e princípio do Renascimento, que a Moda surgiu como é hoje, com a noção de indivíduo e de sociedade através da tradição.

Com isso, a Moda passou a ser confundida com um princípio de leitura social e moral. 

A Moda, hoje, dificilmente, poderá ser associada apenas à inserção de classe social. Ela passou a ser uma Moda de Consumo. Não é só fazer parte da sociedade que eu gostaria de estar inserida, é também poder consumir como ela consome, ou seja, de maneira desenfreada.

A Moda de Consumo é mais complexa do que a Moda de Classe, pois deve satisfazer os desejos de um consumidor altamente globalizado que busca definir sua identidade pessoal em meio a tanta informação.

Será que somos apenas Vítimas da Moda?!

Vamos refletir.

Moda é Cultura!

2 comentários:

  1. Convido vc a refletir se somos apenas vítimas de consumo, deixando a Cultura do capitalismo influenciar nossos atos de compras desenfreados ou se sabemos quem somos e o que realmente queremos e precisamos sem nos deixar influenciar pelo marketing exagerado de algumas marcas. Gostaria de ter acesso à sua reflexão, Anne. Um ótimo fim de semana e um excelente feriado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...