quinta-feira, 31 de maio de 2012

Velho Mundo!

Caríssimos leitores, atrasos e contratempos à parte, estou em Paris.

Passei por Lisboa e registrei umas vitrinas do Shopping Colombo.







Composição conforto 24 horas virada: calça jeans, camisa e sneaker.




Amanhã tem mais, se Deus quiser!

Moda é viajar em busca de inspirações!

Moda é Cultura!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tendência em Calçados: Sneakers!

Depois das famosas sapatilhas, a tendência mais confortável lançada pela moda são os Sneakers.

Faça chuva, faça sol. De dia, de noite. De vestido, short, saia ou calça.

Os Sneakers são a nova moda para os pés, são tênis de cano mais alto, podendo ter salto interno. 

Meninas que têm estilo esportivo, moderno e criativo devem apostar na tendência. Os sneakers combinam bem com composições despojadas.

Isabel Marant foi responsável por lançar a tendência.

Aqui em Fortaleza, fiz um tour nas lojas para conhecer o it shoe.

Encontrei a peça na Arezzo, na Meia Sola e na Schutz.

Como para mim sapato tem que ser uma soma: Design + Conforto, arrematei o meu na Meia Sola Conceito, da marca Esdra Design.


Confesso que não conhecia a marca Esdra e já me apaixonei. Modelos diferenciados, com design. A marca é de Estância Velha, Rio Grande do Sul e está sendo comercializada na multimarcas Meia Sola.

Se você vai viajar, os Sneakers não podem deixar de ir na sua mala!

E a marca definitivamente apostou em vários modelos maravilhosos!


Conheça mais modelos da marca clicando aqui.

E, falando em viagem, vou aproveitar para comunicar aos meus caríssimos leitores que estou saindo de férias hoje e só volto dia 13 de junho, férias em família.

Estou indo explorar um pouco o Velho Mundo. Visitarei Madrid, Lisboa, Paris e Londres.

Nos próximos dias, as postagens não seguirão a programação do blog. Estarei postando coisas bem bacanas que eu presenciar por lá.

Não prometo postar todos os dias, mas vou fazer o possível para conseguir.

Moda é explorar novas possibilidades!

Moda é Cultura!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ilustre Alceu Penna

Se o assunto é Profissionais de Moda em destaque, não posso deixar de citar Alceu Penna.


Mineiro, nascido em 1915, em Curvelo, desde sua infância sentia um imenso prazer em desenhar.

Um pedaço de giz de cera e uma calçada bastavam. Era onde sua criatividade deslanchava.

Em 1932, no Rio de Janeiro, teve a possibilidade de estudar Arquitetura. Em seguida, foi responsável pelos belíssimos cartazes de shows do Cassino da Urca.

Em 1933, a revista O Cruzeiro passou a utilizar suas ilustrações. Em 1938, surgem as Garotas do Alceu.

As Garotas do Alceu serviam de inspiração para as mulheres da época. Elas desejavam se vestir, se pentear e se comportar como elas.


As ilustrações apareciam com legendas maliciosas e carregadas de humor que contavam com a colaboração de diversos artistas, inclusive Millôr Fernandes.



Em 1946, Alceu embarca para Paris como correspondente da revista. Suas ilustrações para a revista O Cruzeiro foram até 1964, quando veio a se tornar estilista da Rhodia.

Alceu também desenhou para revistas como A Cigarra, Tricô e Crochê.

Veio a falecer em 1980, sendo homenageado em 1983 no Palácio das Artes de Belo Horizonte com a exposição Garotas, que contava com 140 originais da revista O Cruzeiro.

Moda é ter acesso a nossa história e ter orgulho dela!

Moda é Cultura!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fórum de Inspirações Inverno 2013!

Hoje, no SINDCALF (Av. Barão de Studart, 1980), a partir das 19h, estará acontecendo o Fórum de Inspirações Inverno 2013.

Tatiana Souza será responsável por trazer as inspirações para o Inverno 2013 em calçados e bolsas. 


Os participantes receberão um material bem completo, um exemplar do Fanzine e a Cartela de Cores para o Inverno 2013.

Parada obrigatória para quem atua ou deseja atuar no ramo de acessórios!

Estive na última edição do evento e garanto que a palestra é agradável e o material é bastante rico em informações!

A inscrição é gratuita!

Inscreva-se clicando aqui.

Moda é aproveitar oportunidades que tenham relação com seus sonhos!

Moda é Cultura!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dica do Blogueiro!

Hoje, a Coluna Dica do Blogueiro conta com a indicação da Jade Maranhão, editora do BlogsDeModaCE e do LookBook BMC. Ela também tem um blog pessoal, A Dona da Frida.


A Jade indicou o livro "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde.

E por que a indicação?

A Jade responde:

"O Retrato de Dorian Gray conta a história de um rapaz, belo e inocente, que é presenteado com um retrato seu em tamanho real. Ao ver a pintura ele se apaixona por sua imagem e deseja que o tempo preserve a sua juventude e deixe com o retrato as mazelas do tempo dando a sua alma para que isso aconteça. Sua amizade com um Lorde mundano, cínico e hedonista leva-o a cair de cabeça em um mundo de beleza e de irresponsáveis prazeres imediatos, fazendo-o cada vez mais se entregar à superficialidade e ao egoísmo.

A história, mesmo já tendo sido escrita por Oscar Wilde em 1890, faz menção clara da importância da beleza física para a sociedade. Enquanto Dorian passa os anos e continua belo e intacto como se ainda tivesse 17 anos, o seu retrato, escondido no local mais remoto de sua mansão, passa a ser o retrato de sua consciência mostrando a lenta destruição de sua alma.

Repleto de reflexões sobre o valor da beleza física e dos princípios sociais, O  Retrato de Dorian Gray é para refletir sobre a gravidade de atos irresponsáveis que corroem as almas e as vidas que se prendem ao fútil e ao supérfluo. O livro é envolvente com acontecimentos sempre chocantes. E quem tiver com preguiça de ler o livro (não deveria) existe um filme com o mesmo nome que também é muito bom!"


Gostaram?!

Confesso conhecer a história apenas através do filme, mas a Jade me instigou a ler o livro.

Adorei a dica, Jade!

Conheça melhor o BlogsDeModaCE clicando aqui.

Moda é conseguir ver e sentir tudo que se passa nas páginas de um livro!

Moda é Cultura!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prêmio Francal Top de Estilismo 2012!

Recentemente, visitando os Blogs de Moda de Fortaleza, avistei no blog da Fabi, o Mil Pares, uma excelente oportunidade para divulgar para Estudantes e Profissionais de Moda, o 18º Prêmio Francal Top de Estilismo.


Para quem não conhece, o Concurso foi criado, em 1995, pela Francal Feiras com a finalidade de lançar novos talentos e incentivar a criatividade brasileira na arte de fazer calçados e bolsas.

É uma iniciativa sem fins lucrativos e o prêmio traz aos vencedores grande projeção profissional.

O concurso quer promover o Estilo Brasil, deseja que os participantes insiram toques de brasilidade às suas criações. Nada do óbvio, como carnaval e verde e amarelo. A brasilidade pode vir artesanal, carregada de inovações e design, moderna e diferenciada, capaz de competir internacionalmente.

São 4 categorias: Calçado Feminino, Calçado Masculino, Bolsa e Calçado ou Bolsa de Material Reciclado.

Os três primeiros colocados receberão troféu e prêmio em dinheiro. O 1º lugar ganhará R$ 2.000,00, o 2º R$ 1.500,00 e o 3º R$ 1.000,00.

Haverá, ainda, o sorteio de uma bolsa de estudos no Curso de Design de Calçados na Moda Pelle Academy, Milão-Itália.

Confira o Regulamento deste ano clicando aqui.

As inscrições já estão abertas e vão até 28 de setembro de 2012. A inscrição só será validada com o recebimento do seu protótipo. 

Inscreva-se clicando aqui.

Moda é valorizar a Brasilidade!

Moda é Cultura!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tendências Fashion Rio Verão 2013

No primeiro dia de Fashion Rio, a Blue Man abre a temporada de desfiles do Verão 2013 com forte inspiração nos tons flúor dos anos 80, decotes e recortes em seus biquínis e maiôs. Estampas psicodélicas e um leve tropicalismo reinventado.

Peças de biquíni em jeans e o color blocking continua, porém bem flúor!

As estampas psicodélicas me lembraram bastante o trabalho de Beatriz Milhazes.


A Oh, Boy! apresentou uma coleção bem inspirada na cultura oriental das gueixas, de forma bem jovem e moderna. Transparência, mistura de texturas e estampas de Panda brilharam na passarela.

Um excesso de infantilização na coleção. Lembrei bastante das atuais lolitas ao ver as estampas da marca.


A coleção da Sacada contou com mistura de texturas e peças muito ricas em bordados e jacquard. Tecidos metalizados também estão presentes.

As calças estampadas continuam em alta e prometem ser A sensação!

O jeans aparece bem elaborado, em patchwork e a camisaria feminina ainda continua em alta.


A New Order se inspirou no "nada óbvio e manjado" estilo navy em sua coleção de Verão 2013.

Azul marinho, vermelho e branco?! Listras?!


Olha a transparência e os bordados novamente, porém, agora, na coleção da Patachou. A camisaria feminina continua em alta!

Os tons dos famosos macarrons se mesclam aos neutros.

Há mistura do delicado e fluido com o urbano e pesado.

A inspiração nos jardins de Monet foi algo bem evidenciado na delicadeza das peças. O geometrismo através dos recortes foi tendência marcante.


E para finalizar o primeiro dia de desfiles do evento, a Alessa exibe sua coleção com muita alegria vista nas estampas florais e abstratas e a forte presença da cor.

Seguindo as tendências europeias, a marca trouxe mistura de estampas, calças estampadas (olha a tendência!!!) e o peplum!

Poucos longos no primeiro dia!


Fashion Rio é o evento responsável por abrir as semanas de moda brasileira!

Acompanhem as tendências e decidam as que melhor combinam com seu estilo pessoal!

Moda é se atualizar, sempre.


Moda é Cultura!
Fotos: MODASPOT

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tenha o prazer de conhecer Suzy Menkes

Nascida em 24 de dezembro de 1943, uma das figuras emblemáticas do universo da Moda Internacional, Suzy Menkes é jornalista britânica, formada em História pela Universidade de Cambridge.


Seu currículo é de dar inveja, é uma das opiniões mais respeitadas no mundo da Moda Internacional.

Inicialmente, trabalhou para o London's Evening Standard e Daily Express, tornando-se Editora de Moda do The Times, permanecendo no cargo por 7 anos.

Fez alguns cursos relacionados à Moda em Paris e passou algum tempo na redação do The Independent, transferindo-se, em seguida, para o The International Herald Tribune em 1988.

Suzy é extremamente crítica, qualidade que anda um pouco ausente nos profissionais brasileiros. É conhecedora da história e evolução da indumentária masculina e feminina.

As grandes marcas de luxo podem ser glorificadas ou feridas por seus comentários.

Suzy criticou a coleção criada por John Galliano para Dior em 2002 que fazia referências ao mundo oriental. A crítica veio devido à queda das Torres Gêmeas ser extremamente recente, de 2001.

Devido a esse episódio, Suzy foi proibida de entrar no desfile da Louis Vuitton em Paris no ano de 2002.

A controvérsia foi grande, porém, ao final o grupo LVMH, detentor das duas grifes, reconsiderou a atitude ditatorial e voltou atrás.

Suzy comandou seminários sobre o Luxo no século XXI devido a sua grande experiência em críticas na área.

Um de seus posicionamentos que muito agradou brasileiros e latinos aconteceu ano passado em um jantar que deu início ao Hot Luxury 2011, seminário que ela organiza com seu jornal, o The International Herald Tribune:

“Saí da Europa com aquela atmosfera pesada, de governos que acabam e economias que desmontam, e cheguei ao Brasil renovada por esses sorrisos, esse otimismo. Temos que fazer este seminário não com o sentimento de que estamos ensinando alguma coisa aos brasileiros, mas exatamente com a inspiração contrária — são eles que têm a nos ensinar. E devemos nos render ao fato de que nosso tempo acabou (o da Europa e dos Estados Unidos); a hora é do Brasil, da América Latina, desses novos mercados”

Vamos que vamos, Brasil!

Hoje, Suzy também escreve para o New York Times.

Moda é conhecer e acompanhar profissionais competentes!

Moda é Cultura!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cursos de Imagem!

Recentemente, fui questionada sobre as atuais oportunidades de cursos voltados para a área de imagem, seja Personal Stylist ou Consultoria de Imagem.


Como todos sabem, as oportunidades presenciais são poucas em Fortaleza, então, trago para vocês as melhores opções online.

Primeiro, gostaria de indicar o Curso de Estilo e Imagem Pessoal Feminino ofertado pelo SENAC SP.

O curso tem carga horária de 20 horas aula, oferece um material muito completo, que pode ser impresso e transformado em apostila. 

O Conteúdo Programático do curso conta com a abordagem dos seguintes temas:

Tipos físicos: identificação e valorização;
Estilo e moda: concepção, diferenças existentes, aspectos envolvidos;
Eventos sociais e escolha do visual às diversas situações;
Atividade profissional e escolha do visual apropriado;
Estilo pessoal;
Compras: necessidades e priorizações.

O investimento é de R$ 330,00.

Maiores informações sobre o Curso, clique aqui.

Outro curso online muito bacana, que também oferece um material bem completo é o de Consultoria de Imagem da EnModa.

O curso tem carga horária de 32 horas e seu material também pode ser impresso ao final, se transformando em uma apostila.

Confiram o programa do curso:

AULA 1 - As áreas de atuação do Consultor de Imagem
            1.1 - As diferenças entre as profissões da imagem
1.1.a - Personal Stylist
1.1.b - Personal Shopper
1.1.c - Figurinista
1.1.d - Consultoria de Imagem
1.2 - O mercado de trabalho
1.2.a - Cliente pessoa física
1.2.b - Cliente pessoa jurídica
 
AULA 2 - Imagem e Comunicação
2.1 - Imagem: a comunicação não verbal
2.1.a - Imagem percebida
2.1.b - Imagem planejada
2.2 - Personal Branding
2.3 - Imagem institucional
2.3.a - Adequação da imagem pessoal à imagem da empresa
2.3.b - Uniformização
 
AULA 3 - Estilo pessoal
3.1 - Diferença entre moda e estilo
3.2 - O estilo pessoal
3.3 - Levantamento de briefing e análise de guarda-roupa de cliente
 
AULA 4 - A Forma
4.1 - Tipo físico
4.1.a - Os diferentes tipos físicos femininos e masculinos
4.1.b - Harmonia e equilíbrio na forma
4.2 - Modelagem
                4.2.a - As formas das roupas e o que elas comunicam: Feminino
                4.2.b - As formas das roupas e o que elas comunicam: Masculino
                4.2.c - Acessórios femininos
                4.2.d - Acessórios masculinos
 
AULA 5 - A Cor e o Material
5.1 - O significado das cores
5.2 - Estética e harmonização
5.3 - O que cada material comunica
5.4 - Diferentes interpretações do significado das cores de acordo com o material
 
AULA 6 - Acessórios
6.1 - Calçados
6.2 - Bolsas e malas
6.3 - Jóias e bijuterias
6.4 - Pequenos detalhes: canetas, porta-cartões, carteiras, agendas, etc.
 
AULA 7 - A ocasião e o traje
7.1 - Eventos profissionais
7.2 - Eventos sociais
 
AULA 8 - Consultoria
8.1 - Prospecção de clientes
8.2 - Orçamentos
8.3 - Contratos
8.4 - Desenvolvimento de Projeto, apresentação e conclusão de trabalhos

O investimento é de R$ 690,00.

Ambos emitem Certificado de Curso de Extensão.

Maiores informações sobre o curso, clique aqui.

Estas são as oportunidades para quem deseja participar de cursos da área em qualquer lugar do Brasil e não tem muita disponibilidade de horário, você escolhe quando e onde assistir às aulas.

Moda é pesquisar as melhores oportunidades para você!

Moda é Cultura!

domingo, 20 de maio de 2012

Revista Di Lourdes - 5ª Edição

Quem acompanha o Blog Moda é Cultura sabe que, ultimamente, tenho contribuído com a Revista Di Lourdes através da Coluna Moda é Cultura.

Inicialmente, venho escrevendo artigos sobre montar o próprio negócio.

A 5ª Edição da Revista foi lançada e está muito bacana!



Confiram toda a matéria clicando aqui.

Confiram a 5ª edição completa da Revista Di Lourdes clicando aqui.


Moda é compartilhar conhecimento!


Moda é Cultura!

sábado, 19 de maio de 2012

Perfil Profissional

Hoje, marcas que desejam se diferenciar no mercado buscam por exclusividade.

E não há melhor forma de iniciar esse diferencial senão através do trabalho de um bom Designer Gráfico.

Recentemente, o Thiago Barros, Designer Gráfico experiente nas áreas de Design Têxtil, Design Gráfico e Trabalho Publicitários, me procurou para mostrar um pouco de seu trabalho.


Como achei tudo muito bacana, resolvi compartilhar um pouco com vocês.

O Thiago é Designer Gráfico, desenvolve estampas e peças publicitárias. É formado em Publicidade e Propaganda pela UNIFOR, passou por cursos como Design Gráfico na SOS Computadores e tem experiência atuando no mercado há 5 anos.



Geralmente, o Thiago se inspira em Angel, Calvin Klein, Cavalera, Chloé, Colcci, Diesel, Disritmia, Dolce & Gabbana e Dsquared.

Clientes satisfeitos com seu trabalho: Transcender, Passione, Zignum, Legião Rock e Litoranea.

O Thiago tem página no Facebook, clique aqui para conhecê-la.

Acesse o Portfólio do Thiago e conheça mais sobre seu trabalho clicando aqui.

Moda é saber reconhecer bons profissionais!

Moda é Cultura!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dica do Blogueiro!

Hoje, a Coluna Dica do Blogueiro conta com a indicação da Thais do Blog Tweed.


A Thais indicou o livro "O Cão dos Baskervilles", de Sherlock Holmes.

E por que a indicação?

A Thais responde:

"Intrigante como todos os livros do detetive mais famoso da literatura, o livro te prende à trama pela qual Sherlock Holmes e seu parceiro Dr. Watson têm que desvendar um grande mistério que envolve a morte de diversas pessoas por uma charneca amaldiçoada por um animal fantasmagórico.

Não canso de ler esse livro repetidas vezes. A história sempre parece nova e você consegue se envolver com os cenários detalhados e personagens interessantes, sem contar com o clássico suspense típico de Sherlock Holmes.

Como o livro é pequeno, quem tem paixão pela leitura consegue ler o livro inteiro em um dia. Outro ponto positivo é que ele é fácil de ser encontrado e o preço é justo. Realmente recomendo esse livro para quem gosta de um bom suspense e para ser uma distração nos fins de semana."

Gostaram?

Envie você também sua dica de livro com foto para modaculta@hotmail.com e participe desta troca cultural.

Thais, foi um prazer!

Conheça melhor o Blog Tweed clicando aqui.

Moda é se envolver nas investigações alucinantes de Sherlock Holmes!

Moda é Cultura!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em busca de Cursos de Moda em Fortaleza?!

Estudantes e Profissionais de Moda, atenção!

Nos próximos dias, só fica se queixando da falta de Cursos de Moda na cidade de Fortaleza quem quer!

Olhem as oportunidades!


O curso Fashion Styling terá início na próxima semana, dia 21 de maio, e conta com 5 encontros, que acontecerão 2ª, 4ª, 6ª, 2ª e 3ª, nesta ordem, no horário de 19h às 21:30h.

Será ministrado pela Erika Guimarães e acontecerá na FA7.

Confiram o Programa Geral do Curso:

O Styling de moda;
Pesquisa essencial para o styling; 
Setores onde atua o styling; 
Se preparando para uma sessão fotográfica; 
Outros tipos de produção; 
Projeto de styling 1;
Preparação dos briefings para sessão fotográfica;
Sessão Fotográfica em estúdio: Os alunos deverão individualmente preparar um novo styling, seguindo as informações contidas no briefing desenvolvido por eles em sala de aula.

O investimento é de R$ 220,00.

Maiores informações e inscrições, clique aqui.


O curso Blogs de Moda: como construir e transmitir um conteúdo autêntico e diferenciado será de 04 a 25 de junho, de 2ª a 5ª, de 19h às 22h.

Será ministrado pela Renata Santiago, conta com carga horária de 36 horas e acontecerá na FFB.

Confiram o Conteúdo Programático:

1ª aula: A importância do veículo blog na comunicação profissional e pessoal (O diferencial de conhecer o seu próprio estilo e conceito). Exemplos de tipos de blogs diferentes x blogs que se destacam. Realização de dinâmicas: autoconhecimento/estilo. Aula teórica e prática. (3h)
2ª aula: Como criar o meu blog de moda? (Conhecendo as ferramentas, passo a passo, layout). - Aula teórica (3h)
3ª aula: Criação individual do blog personalizado. - Aula prática (3h)
4ª aula: Comunicação e Moda – Aula teórica (A importância do conteúdo autêntico e focado). (3h)
5ª aula: Comunicação e Moda – Aula prática (Pesquisa, Construção e análise de um texto de moda). (3h)
6ª aula: Fundamentos de Marketing de Moda (A importância da internet, público-alvo definido, comunicação integrada de mkt, publicidade, promoção, segmentação de mercado, pesquisa de mkt e tecnologia, criando valor para os clientes, no caso, leitores) – Aula teórica (3h)
7ª aula: Fundamentos de Marketing de Moda (A importância da internet, público-alvo definido, comunicação integrada de mkt, publicidade, promoção, segmentação de mercado, pesquisa de mkt e tecnologia, criando valor para os clientes, no caso, leitores) – Aula prática (3h)
8ª aula: Como captar e transformar tendências de moda em informação. (A importância das imagens em um post, linguagem visual, a complexidade do look do dia). – Aula teórica (3h)
9ª aula: Como captar e transformar tendências de moda em informação. (A importância das imagens em um post, linguagem visual, a complexidade do look do dia). – Aula prática (3h)
10ª aula: Como escrever um texto impecável (cuidados com a escrita: pesquisa -> escrita -> edição -> revisão -> publicação). Como planejar, organizar e manter um blog de moda. Instruções para o trabalho final. – Aula teórica (3h)
11ª aula: Apresentação do trabalho final, análise e sugestões individuais. - Aula prática (3h)
12ª aula: Apresentação do trabalho final, análise e sugestões individuais. – Aula prática (3h)

O investimento é de R$ 280,00.

Maiores informações e inscrições, clique aqui.


O curso Moda: Mercado, História e Novas Mídias será de 11 a 15 de junho, com duas turmas. Uma pela manhã, de 8h às 12:50h, e uma pela noite, de 17h às 21:50h.

Será ministrado pela Lila Dourado, conta com carga horária de 24 horas e acontecerá na UNIFOR.

Confiram o Conteúdo Programático:

Análise da História do Vestuário nos respectivos períodos históricos;
A Moda e o Período de Guerra;
A Moda e o Período Revolucionário;
A Calça Comprida, a Minissaia e o Jeans;
O Vestuário Feminino e Masculino;
Os Criadores e a Indústria da Moda;
As Grandes Tendências e as Inovações;
Moda "De Rua" e Antimoda;
O Vestuário e os Acessórios;
A linguagem codificada do Luxo;
A concepção de moda para o lojista, o consumidor e vendedor;
Desvendando o Mundo da Moda através da Internet;
As Mídias Sociais como ferramenta de divulgação da Marca

O investimento é de R$ 185,00.

Maiores informações e inscrições, manhã clique aqui, noite clique aqui.

Está esperando o que para escolher a melhor opção para você?!

Moda é aproveitar as ótimas oportunidades!

Moda é Cultura!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tendência de Inverno 2012: Peles e Pêlos

Desde os tempos pré-históricos, a Pele e o Pêlo dos animais são utilizados pelo homem para proteção do frio e das manifestações da natureza.

Com o passar do tempo, a Moda se apropriou desta matéria-prima e a incluiu em casacos e artigos de Moda que simbolizam luxo, riqueza e poder.

As maiores divulgadoras da tendência foram as estrelas de Hollywood.

No Brasil, Casa Canadá e Madame Rosita foram os estabelecimentos que mais se utilizaram da pele de animais.

Após a década de 1960, inicia-se a utilização de peles sintéticas na confecção de casacos e acessórios.

Em 1980, é fundada a PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, que combate de maneira feroz as marcas, estilistas e revistas que insistem em utilizar peles de animais no vestuário.

E é a partir da década de 1990 que a utilização da pele passa a ser desaprovada pela sociedade que luta em busca dos direitos dos animais.

Stella McCartney e Todd Oldham são estilistas que apoiam o movimento da PETA.

Anna Wintour, editora da Vogue América, é uma das mais criticadas e visadas pelo movimento devido a seu gosto por peles e pêlos de animais.

Quem não lembra do polêmico momento que Gisele Bündchen se envolveu em 2002 por ter feito a campanha publicitária da famosa marca Blackglama?


E, em 2005, na semana do prêt-à-porter parisiense quando Anna Wintour ganhou de presente uma torta de tofu em seu rosto?


Mesmo sendo tema polêmico, algumas marcas não deixam de utilizar a matéria-prima.

Confiram as marcas que apostaram na tendência em sua Coleção de Inverno 2012:



Moda é ter acesso à história e saber fazer escolhas!

Moda é Cultura!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Você conhece Gilbert Adrian?!

Um dos mais destacados figurinistas de Hollywood, famoso por fazer roupas para grandes celebridades como Greta Garbo, Rodolfo Valentino, Joan Crawford. Gilbert Adrian nasceu em 1903, em Naugatuck, Connecticut, Estados Unidos.


Estudou Artes em Paris e Nova York.

Trabalhou na Metro-Goldwyn-Mayer de 1928 a 1941 e, antes disso, fez figurinos para shows na Broadway e Cecil B. De Mille.

Adrian, como ficou conhecido, acreditava que as roupas usadas no cinema tinham vida, diferente das roupas fotografadas em revistas.

Adrian fez muitas mulheres sonharem através de suas suntuosas criações para as estrelas de cinema.

Suas criações de vestidos, chapéus e cintos foram bastante copiadas.

A própria Macy's se inspirou em uma das criações de Adrian e vendeu mais de 50 mil peças inspiradas no modelo de organdi branco, cintura estreita, ombros largos e mangas em tufo usado por Joan Crawford em 1932.


Giorgio Armani assumiu ser influenciado pelo trabalho de Adrian.

Um dos trabalhos mais marcantes assinados por Adrian foi o Mágico de Oz, de 1939, com Judy Garland. Os sapatos vermelhos de Dorothy que ninguém esquece.


O que poucos sabem é que o modelo utilizado no filme não foi a primeira criação de Adrian para Dorothy. Houve um primeiro modelo considerado um pouco exótico que, hoje, pertence a atriz Debbie Reynolds.


Todo o figurino de Dorothy foi de Adrian. Apesar de o vestido ser azul, a criação original era vermelha.


Infelizmente, Adrian veio a falecer muito novo, com apenas 56 anos, mas marcou a História da Moda por acreditar que nos filmes as roupas ganham vida, não são apenas objetos de comercialização.

Moda também é Figurino!

Moda é Cultura!

Fonte: Marco Sabino, Dicionário da Moda.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

+DESIGN CEARÁ 2012!

Esta semana, de 14 (hoje) a 18 de maio, na Livraria Cultura de Fortaleza, estará acontecendo a semana +DESIGN CEARÁ 2012.


Estive no evento ano passado. 

Cada dia uma palestra!

Confiram a programação:

14/05 - 19h - Pessoas não se apaixonam por estratégias de negócio. "Pessoas de apaixonam por histórias". Palestrante: Danilo Cid, da Ana Couto Branding.

15/05 - 19h - "Design com Resultado - aplicação do design na indústria brasileira". Palestrante: Levi Girardi, da Questto | Nó. 

16/05 - 19h - "O Ceará tem Design!" Palestrante: Ellen Kiss.

17/05 - 19h - "Design e interdisciplinaridade: um exercício prático". Palestrante: Gustavo Greco, da Greco Design.

18/05 - 19h - "Embalagem: vilã ou mocinha?" Palestrante: Giovanni Vannucchi, da Oz Design.

E o melhor?

A entrada é gratuita!

Maiores informações, clique aqui.

Imperdível!

Design está na Moda!

Moda é Cultura!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica do Blogueiro!

A nova Coluna do blog Moda é Cultura, a Dica do Blogueiro, teve início semana passada com a dica da Jany, do blog do Salto alto ao Filó.

Hoje, a dica é da Rayssa Cardoso, do blog Rhaychic:


A Rayssa indicou o livro "Alô, Chics!", da Gloria Kalil.

E por que a indicação?

A Rayssa responde:

"Bom, o livro que estou lendo no momento é da consultora de moda e etiqueta Gloria Kalil, chama-se Alô Chics!!

Estou amando esse livro porque aborda muitos fatos e acontecimentos do nosso cotidiano e nos ensina como nos portarmos diante de diversas situações.

Que roupa usar em determinada ocasião, enfim são dicas bem interessantes de etiqueta contemporânea. Super recomendo que leiam esse livro, ele vai ser útil demais em algum momento, tenham certeza. Sem falar que a Gloria Kalil traduz de uma maneira bem mais fácil os códigos de etiqueta e comportamento, ela utiliza uma linguagem que na minha opinião acaba sendo bem didática. As dicas de comportamento que ela ensina são baseadas nas dúvida dos próprios leitores e internautas que enviaram várias perguntas para a autora. 

Amei esse livro, é muito bacana e interessante. Recomendo demais. Beijos e fiquem com Deus"!

Gostaram?

Envie você também sua dica de livro com foto para modaculta@hotmail.com e participe desta troca cultural.

Rayssa, foi um prazer.

Conheça melhor o Blog Rhaychic clicando aqui.

Moda é ter acesso às dicas de quem lê!

Moda é Cultura!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

É hoje! Inauguração da Schutz em Fortaleza!

Lembram que comentei, anteriormente, que Fortaleza está recebendo uma loja própria da  Schutz?

Então, meninas!

A inauguração da loja é hoje!


Para quem não conhece a história da marca, confira:

"A Arezzo&Co surgiu em 1972, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A marca nasceu da inspiração e desejo da família Birman de ligar a produção à moda italiana, no contexto dos anos 70, em meio à grande influência da moda européia no mundo.

O primeiro marco de consolidação da marca Arezzo no mercado brasileiro de calçados femininos se deu em 1979, com o lançamento da sandália anabela, revestida de juta. O modelo diferenciado se tornou rapidamente sucesso de vendas.

Em 1990 abriu sua primeira loja conceito - flagship store - na rua Oscar Freire, importante área comercial de grifes nacionais e internacionais na cidade de São Paulo. A Companhia passou a investir cada vez mais em diversas ações nos pontos de venda e as operações do canal de franquias foram fortalecidas, o que permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. A Companhia também investiu na abertura de lojas próprias em centros estratégicos de consumo.

Em 2007, a marca Schutz foi incorporada ao grupo. Palavra que em alemão, significa proteção, a Schutz foi fundada por Alexandre Birman em 1995, sendo sua primeira fábrica inaugurada, dois anos depois, em Minas Gerais. Em 1999, migrou sua produção para a cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul, e em 2002 iniciou a expansão internacional de suas operações por meio da exportação de calçados e participação em exposições internacionais. A união entre a Companhia e Schutz trouxe ao grupo sinergias à gestão e complementariedade ao portfólio de marcas".

O trecho acima foi retirado do site Arezzo&Co. 

A Schutz faz parte do grupo Arezzo&Co, onde estão reunidas as marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman e Anacapri.

As marcas Alexandre Birman e Anacapri são mais recentes, 2009 e 2008, respectivamente. A primeira tem produtos mais sofisticados e a segunda tem como alvo um público pop, com preços mais acessíveis.

Moda é saber a história das marcas que consumimos!

Moda é Cultura!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tendência de Inverno 2012: Veludo!

O veludo é originado do latim "villosus", que se refere ao tecido de avesso liso e lado de fora coberto por pêlos curtos, bem fechados e densos, macio e agradável ao toque, podendo ser natural ou sintético.

O Oriente é responsável pela origem de sua técnica de fabricação, porém, a partir do fim da Idade Média, o veludo passa a ser produzido na Itália e, em seguida, na França.

A Moda Contemporânea sempre apreciou bastante o veludo, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, seja ele estampado, liso, molhado, de algodão ou seda, através de calças e coletes do guarda-roupa feminino e masculino.

No século XX, o veludo marca sua importância através das calças Lee de veludo cotelê, calças francesas Newman de veludo liso e os veludos da marca Velnac vendidos para confecção.

O veludo entra em queda nos anos 80 e 90, reaparecendo no início do século XXI nas coleções de Tom Ford e Gucci.

E, hoje, o veludo volta a ser tendência nas passarelas de Inverno 2012.

Confiram as marcas que apostaram na tendência:


O veludo é uma tendência que passa um bom tempo sem aparecer nas passarelas, então, a meu ver, é considerado um modismo, é algo que sairá logo de moda.

Então, a dica: nada de altos investimentos em peças de veludo!

Moda é conhecer a história do que se veste!

Moda é Cultura!

sábado, 5 de maio de 2012

Cabelos Esverdeados. O que fazer?

Passou o fim de semana tranquilo, na casa de praia, tomando um maravilhoso banho de piscina, bem despreocupada, relaxando, e quando saiu seu cabelo estava esverdeado?!


O vilão das suas mechas foi o sulfato de cobre, elemento químico que está presente nos tratamentos de piscinas.

E agora? O que fazer?

Graças a uma dica maravilhosa da Thalita Pelucio, conheci o Edmar, cabeleireiro há mais de 20 anos, extremamente experiente e profissional.

Em um bate papo descontraído, fiz o questionamento a ele.

O Edmar explicou que muitos indicam passar leite morno nos cabelos, porém, esta técnica só funcionará se o esverdeado for extremamente leve.

Se a coisa estiver feia, da cor do nosso amigo Hulk, você deve procurar um Salão e um cabeleireiro bem experiente. Lá, ele passará um shampoo descolorante ou um anti-resíduos.

Se você optar pelo anti-resíduos, você mesma pode fazer em casa. Porém, se você deseja passar o shampoo descolorante, deve procurar um cabeleireiro experiente.

Por que?

Porque o shampoo descolorante pode mudar a cor do fundo do seu cabelo. O profissional deve saber como usá-lo perfeitamente.

Então, meninas, a dica para quem tem cabelos coloridos: Façam como eu, evitem o mergulho na piscina. Só nós sabemos o quanto gastamos para manter nossas mechas bonitas.

Moda é ter cuidados consigo mesma!

Moda é Cultura!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dica do Blogueiro!

Hoje, o Blog Moda é Cultura inicia uma nova coluna, a "Dica do Blogueiro".

E em que consiste?

Recentemente, entrei em contato com a grande maioria dos Blogueiros que estão na lista do BlogsDeModaCE fazendo a seguinte proposta: Gostaria de conhecer melhor os blogueiros do Ceará através da indicação de livros que eles gostem, sejam eles de Moda, Ficção ou qualquer outra área que atuem.

Eles devem mandar para o e-mail modaculta@hotmail.com sua dica de livro com uma foto sua e do livro, comentando o porque que o indica.

Assim, teríamos a oportunidade de fazer uma troca cultural bem bacana.

E, hoje, quem inaugura a nova Coluna é a Jany, do Blog Do Salto alto ao Filó.


A Jany indicou o livro "Pare de se sabotar e dê a volta por cima".

E por que a indicação?

A Jany responde:

"O livro em questão, me fez acordar pra vida, buscar o auto-conhecimento, me fez acreditar mais em mim, e acreditar que eu sou dona da minha cabeça, e que alguns comportamentos poderiam me tirar do foco. Tudo que li eu já sabia, reafirmei, e toda vez que quero cair novamente, abro um capítulo, como um manual, e sempre consigo visualizar algo para o momento.

Ali fundamental, mesmo, é conhecer nosso ponto fraco, e trabalhar neles, de modo que possamos superá-los e transformá-los em qualidades que nos gerem bons resultados".

Gostaram?

Acreditem, Blogueiros do Ceará, acessei toda a lista do BlogsDeModaCE. Alguns de vocês, não consegui encontrar o contato. Outros, o e-mail voltou. Então, quem recebeu ou não meu convite por e-mail, sinta-se convidado a colaborar com a nova Coluna do Blog. A participação de vocês é essencial para o sucesso da mesma.

Envie você também sua dica de livro com foto para modaculta@hotmail.com e participe desta troca cultural.

Jany, foi um prazer.

Conheça melhor o Blog do Salto alto ao Filó clicando aqui.

Moda é trocar experiências e crescer!

Moda é Cultura! 
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