quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tendência de Inverno 2012: Veludo!

O veludo é originado do latim "villosus", que se refere ao tecido de avesso liso e lado de fora coberto por pêlos curtos, bem fechados e densos, macio e agradável ao toque, podendo ser natural ou sintético.

O Oriente é responsável pela origem de sua técnica de fabricação, porém, a partir do fim da Idade Média, o veludo passa a ser produzido na Itália e, em seguida, na França.

A Moda Contemporânea sempre apreciou bastante o veludo, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, seja ele estampado, liso, molhado, de algodão ou seda, através de calças e coletes do guarda-roupa feminino e masculino.

No século XX, o veludo marca sua importância através das calças Lee de veludo cotelê, calças francesas Newman de veludo liso e os veludos da marca Velnac vendidos para confecção.

O veludo entra em queda nos anos 80 e 90, reaparecendo no início do século XXI nas coleções de Tom Ford e Gucci.

E, hoje, o veludo volta a ser tendência nas passarelas de Inverno 2012.

Confiram as marcas que apostaram na tendência:


O veludo é uma tendência que passa um bom tempo sem aparecer nas passarelas, então, a meu ver, é considerado um modismo, é algo que sairá logo de moda.

Então, a dica: nada de altos investimentos em peças de veludo!

Moda é conhecer a história do que se veste!

Moda é Cultura!

4 comentários:

  1. Acho veludo um luxo. Só não acho que combine muito com nossa terrinha né? :/, beijo,ótimo post Vanessa :)
    http://linkchic.com.br

    ResponderExcluir
  2. Certeza, Nathalie!
    Não combina mesmo! O ideal é apostar num short, saia ou, no máximo, calça.
    Obrigada pela visita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei até com vontade de trocar o tecido do vestido que mandei fazer para julho.
    Julho é mês de frio né, e meu vestido será de tecido leve e renda, e ainda de alcinha. Haha
    Devo trocar o tecido para veludo branco, luxo não?
    Adorei o post, me ajudou muito, pois não havia pensado neste tecido ainda! xD

    BeijOS!!!

    fabbilemos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Fiquei muito feliz em ter ajudado!
      Beijos!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...